Escola de Redes

Espaço para receber sugestões e idéias sobre a realização de de um Simposio do Nodo SP da Escola de Redes

Exibições: 509

Respostas a este tópico

Carla
Na verdade o tempo de dois meses é muito mais para animar a que muitos participem do que propriamente "organizar". Penso que precisa de um tempo pra a proposta "pegar" nessa rede. Em todo caso, vamo ver as manifestações quanto a essa data.
Abc
Boa noite a todos.

Aguardo ansioso para uma nova experiência com a qualidade da realizada por nós e mediada pelos amigos da Papagalis, em Campos do Jordão. É muito importante a possibilidade de conversarmos em um único círculo, a maior parte do tempo, com pequenas atividades em círculos menores, por assunto, surgidos dos participantes e com adesão aos temas, nos circulos menores. (Recomendações TEA)

Penso que não devemos "planejar demais" [1], no melhor estilo TEA (Tecnologia do Espaço Aberto, ver informações abaixo) sobre a qual estou lendo o livro de Harrison Owen, citado abaixo.

[1] ."
Os participantes são convidados a gerar a agenda do encontro assim como participar liderando pequenos grupos de discussão durante o período desses encontros. Usualmente existe um facilitador mas este não é um líder oficial do encontro, que estabelece regras ou normas

[E=R] TEA / OST - Técnica p/ organizar, facilitar reuniões de grupos heterogêneos de 5 a mil pessoas

Seguem referências, livro e sites, sobre técnicas utilizadas pelos amigos "papagaios" (http://papagallis.com.br/?s=ning) para animar o Simpósio, ou Desconferência, da Escola de Redes.

Muito interessante conhecer.

Os textos abaixo são trechos. Nos links exitem as informações completas.
--
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usuário:ProsperoClaudio (Apresentação pessoal)
http://escoladeredes.ning.com/ (Escola de Redes [E = R])
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aliança_para_uma_Nova_Humanidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecocidade
http://www.wikifuturos.com.br/prosperoclaudio (Wiki Futuros - CrieFuturos)
http://www.holos.org.br/cursosetreinamentos/ (HOLOS - Coaching e Mentoring)
http://www.nef.org.br (Núcleo de Estudos do Futuro)
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento)

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.
Nosso Planeta Agradece!

Livro:
Coffe Break Produtivo - Tecnologia do Espaço Aberto
Owen, Harrison
Ed. Novo Paradigma


USANDO O SUCESSO-SEM-ESFORCO DA TECNOLOGIA DO ESPACO ABERTO PARA ORGANIZAR E FACILITAR REUNIOES DE 5 A MIL PESSOAS EM TORNO DE QUALQUER QUESTAO- E CRIAR O PODER DE ALCANCAR QUALQUER OBJETIVO

Apresentando a inovadora Tecnologia do Espaço Aberto (TEA) ao leitor brasileiro, o livro detalha como organizar e facilitar reuniões para grupos heterogêneos de 5 a mil pessoas. O autor revela como a TEA permite que sejam tratados e solucionados problemas altamente complexos e potencialmente conflitantes em um período de tempo muito curto e com baixo custo. A obra demonstra que, entre os benefícios associados à TEA, destacam-se a experimentação e observação de níveis superiores de desempenho humano, além da extração da inteligência emocional coletiva do grupo.

Metodologia
Tecnologia do Espaço Aberto

Descrição:

O que é a Tecnologia do Espaço Aberto?

A Tecnologia do Espaço Aberto é uma abordagem inovadora e altamente participativa para produzir reuniões animadas e criativas. É uma maneira simples e poderosa de organizar grupos de 5 ou 2000 pessoas. Participantes sentam-se em um círculo e criam a agenda na abertura. Idéias com relação ao tema são discutidas para cada tópico que alguém tenha interesse. Os relatórios de discussão são afixados em uma parede e uma cópia é distribuída a todos os participantes no local. Se há necessidade de dar continuidade, participantes podem identificar prioridades, desenvolver planos e organizar grupos de ação. Esta forma de reunião, construída a partir da inteligência coletiva, cria paixão aliada à responsabilidade. Reunir eficientemente em uma atmosfera amigável desenvolve o prazer de trabalhar conjuntamente e promove abertura, colaboração, aprendizado e compromisso. Para mais informações em Português consulte as seguintes fontes:

www.dianegibeault.com

Diane Gibeault, consultora e facilitadora do Fórum

Fontes:


Livro: Coffee Break Produtivo, Harrison Owen, Editora Novo Paradigma,

São Paulo, 2003. ou W11 Editores, São Paulo:

http://w11.doutromundo.com/site/acervo_detalhe.php?id_livro=10 -

Chat List Ibérico: http://launch.groups.yahoo.com/group/ea-wiki-iberia/

World Wide Open Space: www.openspaceworld.org, -

Mapa Mundi: www.openspaceworldmap.org -

OS Chat List www.listserv.boisestate.edu/archives/oslist.html -

Harrison Owen, criador da OST, www.openspaceworld.com

Para informações sobre a Tecnologia do Espaço Aberto em espanhol e francês, por favor envie um e-mail para: aci@enap.gov.br Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

A ENAP - Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Fundação Escola Nacional de Administração Pública - ENAP foi criada em 1986. Sua missão é desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão de políticas públicas, sendo público prioritário os dirigentes e potenciais dirigentes do governo federal.

http://www2.enap.gov.br/enapcsps2006/index.php?option=com_content&a...

---------- Forwarded message ----------


[E=R] Espaço Aberto / Open Space

Espaço aberto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Espaço aberto é a tradução para Open Space Technology (OST). Trata-se de uma forma de congregar pessoas em uma conferência, retiro ou encontro.

Os participantes são convidados a gerar a agenda do encontro assim como participar liderando pequenos grupos de discussão durante o período desses encontros. Usualmente existe um facilitador mas este não é um líder oficial do encontro, que estabelece regras ou normas.

Alguns Barcamp ou Desconferências usam Espaço Aberto (Open Space Technology) ou adaptações.

Esse modelo é hoje muito usado por membros de ONG ou da blogosfera. Segue a ética hacker e outros conceitos Open (tecnologias abertas, sem dono, para o bem coletivo).

http://pt.wikipedia.org/wiki/ Espaço_aberto


Open Space Technology
From Wikipedia, the free encyclopedia

Open Space Technology (OST) offers a method to run meetings of groups of any size. ("Technology" in this case means tool — a process; a method.) OST represents a self-organising process; participants construct the agenda and schedule during the meeting itself. Proponents[who?] claim that OST allows somewhat diverse people to address complex and possibly controversial topics.

Retrieved from "http://en.wikipedia.org/wiki/Open_Space_Technology"

[E=R] Luiz Algarra - Open Space / Barcamp
Luiz Algarra
24/01/2009
Open Space / Barcamp


http://paraentenderainternet.blogspot.com/2009/01/open-space-luiz-a...

Os seres humanos vem construindo seu viver a partir de conversações. Vivemos mergulhados na linguagem e compartilhamos em grupos nossas experiências de vida desde os tempos das cavernas. Antes das sociedades patriarcais/matriarcais esse compartilhar acontecia na igualdade da legitimidade de todos os indivíduos. E formamos nossa cultura desse modo, aprendendo uns com os outros de modo livre e não ordenado.


[E=R] Desconferência / World Café / Open Space

http://papagallis.com.br/?s=ning


[E=R] Espaço Aberto (Open Space Technology) – IberiaWikiHome

http://www.openspaceworld.org/cgi/iberia.cgi?Espa%E7oAberto


[E=R] O que é a Aldeia Sustentável? - Open Space

O que é a Aldeia Sustentável?
Terça, 2009-01-13 13:11 — andrevizinho

http://www.gaia.org.pt/node/14718

Nos dias 29 e 30 de Novembro de 2008, cerca de trinta pessoas reuniram-se no Centro Social da Aldeia das Amoreiras movidas pela vontade de encontrar respostas à pergunta "O que é a Aldeia Sustentável". Hoje disponibilizamos ao público para download os resultados deste trabalho que lança o desafio para a Aldeia das Amorerias se tornar uma aldeia sustentável
Querido Cláudio,

Que belo apanhado sobre conversações. Gostaria de comentar que em nossa reflexão e prática atual, vimos notando que a partir de conversações livres sobre o que fazemos, como fazemos o que fazemos e o que queremos conservar, conhecemos o outro, sem propósito específico ou resultado esperado. Em nossa percepção, o foco no resultado gera uma expectativa que nos cega para a pessoa. Se o foco está na tarefa, geramos um espaço de exigência, onde o ser humano desaparece. E junto com essa cegueira, qualquer possibilidade de ação sistêmica, e portanto de transformação profunda.

As técnicas, teorias e toda nossa bagagem histórica, nessa configuração, ficam por trás da ação,
como suporte, podendo ser usadas ou não de acordo com a necessidade. E com a sensibilidade & intuição. Considero que uma boa conversação é como uma obra de arte: A gente treina a vida inteira e a técnica dá o suporte para criarmos um lindo mosaico de idéias, emoções e imagens, juntos, espontaneamente. Lots of brain & lots of heart!

É isso aí! Nos vemos em agosto.
Bjs,
Carlos Lopes disse:
A proposta basica que foi discutida no Simposio da Escola de Redes em Campos do Jordão, no grupo composto por: Carlos - Fernanda - Carla - Augusto, é a seguinte
Em primeiro lugar agradeço o convite do Carlos Lopes e espero poder contribuir com este grupo.

Adoro a idéia de Open Space, como formato de encontros que efetivamente acontecem. Vou acompanhar a discussão de perto nos próximos dias e abrir espaço para que as idéias possam aparecer.

absDaisy
Olá Carlos, tudo bem?

1. Sugiro como tema o conceito de "Netweaving", do Augusto de Franco (que envio em anexo a resposta). Penso que a animação das redes sociais é fundamental para seu fortalecimento e sua continuidade.

2. Sobre o local, penso que pode ser no Espaço Cultural Tendal da Lapa (anexo à subprefeitura Lapa), por sua localização e flexibilidade de utilização de espaços.

Grande abraço a tod@s!
Anexos
Marcos
Legal sua sugestão. Nossa proposta, em principio, não é um unico tema, mas promover um encontro onde possa se discutir vários temas (como este), em grupos de interesse.

Abc

Marcos Moreira Vaz disse:
Olá Carlos, tudo bem?

1. Sugiro como tema o conceito de "Netweaving", do Augusto de Franco (que envio em anexo a resposta). Penso que a animação das redes sociais é fundamental para seu fortalecimento e sua continuidade.

2. Sobre o local, penso que pode ser no Espaço Cultural Tendal da Lapa (anexo à subprefeitura Lapa), por sua localização e flexibilidade de utilização de espaços.

Grande abraço a tod@s!
Marcos
Esqueci de comentar sobr o local. Falamos a respeito dele quando nos encontramos pessoalmente no dia 13/07. Que tal, voce descrever um pouco como é o local e caso possivel mandar algumas fotos

Abc

Carlos Lopes disse:
Marcos
Legal sua sugestão. Nossa proposta, em principio, não é um unico tema, mas promover um encontro onde possa se discutir vários temas (como este), em grupos de interesse.

Abc

Marcos Moreira Vaz disse:
Olá Carlos, tudo bem?

1. Sugiro como tema o conceito de "Netweaving", do Augusto de Franco (que envio em anexo a resposta). Penso que a animação das redes sociais é fundamental para seu fortalecimento e sua continuidade.

2. Sobre o local, penso que pode ser no Espaço Cultural Tendal da Lapa (anexo à subprefeitura Lapa), por sua localização e flexibilidade de utilização de espaços.

Grande abraço a tod@s!
Oi gente!

Passei por aqui pra ver como estavam as articulações sobre o Simpósio SP.... E aí? Quando é que vai acontecer?

Carlos, meus temas? Eu tenho radar 360 graus, me interesso por tudo e acho que está tudo associado, inter-relacionado. Gostei e me interessei pelos temas já propostos. Acho que poderíamos aproveitar o Simpósio e armar tb com o grupo de ARS... O que vc acha?
Amigos!
Já tenho data e local: Empório Alto dos Pinheiros http://www.altodospinheiros.com.br/novidades.htm
Esse local é da minha irmã, que vai nos acolher com todo carinho.
O ideal lá é qualquer 4a feira, pois nao abre a noite as 2as e 3as.
Tem um mezzanino onde cabem 40 pessoas que ela pode reservar para nós.
Ele lota de dia, mas a noite é tranquilo, então se tiver mais gente não tem problema, fazemos no andar de baixo.
Deêm uma olhada no cardápio, à noite são sanduiches e frios, etc.
É um lugar descontraido e elegante ao mesmo tempo, a comida é sensacional e nao é cara. Os vinhos sao vendidos ao mesmo preço do supermercado.
Bjs,
MF
E qual seria a data, mesmo ? Acho que já li qual seria, mas não acho mais a mensagem.


Maria Fernanda T. da Costa disse:
Amigos!
Já tenho data e local: Empório Alto dos Pinheiros http://www.altodospinheiros.com.br/novidades.htm
Esse local é da minha irmã, que vai nos acolher com todo carinho.
O ideal lá é qualquer 4a feira, pois nao abre a noite as 2as e 3as.
Tem um mezzanino onde cabem 40 pessoas que ela pode reservar para nós.
Ele lota de dia, mas a noite é tranquilo, então se tiver mais gente não tem problema, fazemos no andar de baixo.
Deêm uma olhada no cardápio, à noite são sanduiches e frios, etc.
É um lugar descontraido e elegante ao mesmo tempo, a comida é sensacional e nao é cara. Os vinhos sao vendidos ao mesmo preço do supermercado.
Bjs,
MF
Creio que continua valendo a data proposta na mensagem abaixo, do Carlos, ajustada para a quarta-feira seguinte (02/09/2009), segundo a msg da Maria Fernanda, que está coordenando a data / local.

Peço desculpas por minha "ausência virtual", nos últimos dias, aqui no NING, mas os que fazem parte de minha lista pessoal de e-mail, sabem que estou "tecendo" algumas redes (netweaving) e construindo algumas "pontes" (bridge, hub). Acredito que, brevemente, terei novidades a compartilhar com os amigos do Nodo.

Um abraço.
Claudio

Carlos Lopes disse:
Fernanda
Que tal em 31/08. Temos 2 meses pela frente. Pode ser na Pizzaria que voce sugeriu no enconto em Campos.
Abc

Maria Fernanda T. da Costa disse:
Olá amigos!
Vamos conversando e tecendo isso.. Vamos pensando num espaço que propicie uma roda de conversa. Aconchegante e dinâmico ao mesmo tempo. Se for num jardim, melhor.
Vamos logo definir uma data?
Será dia 02 de setembro 4a feira
Das 19 as 23 horas
No Empório Alto dos Pinheiros
Rua Vupabussu, 305
Ao lado da Igreja da Cruz Torta
Veja o Mapa

Telefax: 11 3031.4328

RSS

© 2020   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço