Escola de Redes

Informação

GLOSSÁRIO=REDE

Espaço destinado a reunir e traduzir vocabulários relacionados à ciência de Redes, ampliando a compreensão do assunto e servindo de estímulo ao "aprofundar" na temática motivando conversações e o aprendizado conjunto.

Membros: 15
Última atividade: 15 Mar

Construindo um Glossário

O que precisamos para construir um Glossário, além da disposição para estudar e pesquisar?

Precisamos de:

Palavra

- Significado

- Raiz ou etimologia

- Sentidos empregados

- Textos onde se encontram

É, também, uma oportunidade para a construção de novos neologismos (com o perdão da redundância, se existe).

Fórum de discussão

TERMOS EM DEMANDA 2 respostas 

Palavras inicialmente não-ordenadas retiradas ou não do TEXTO: Buscadores e Polinizadores - FRANCO, Augusto LINK: …Continuar

Iniciado por André Silva. Última resposta de Fabio Luis da Cunha Filho 31 Dez, 2013.

Plataforma para fazer o glossário 4 respostas 

Pessoal, criei um espaço para conversarmos sobre a ferramenta ou plataforma para montarmos o glossário. Imaginei o produto final algo como a wikipedia ( escala bem menor , etc) por isso pensei num…Continuar

Tags: ferramenta

Iniciado por Vivianne Amaral. Última resposta de Fabio Luis da Cunha Filho 30 Dez, 2013.

Conversas Consequentes

Podemos aproveitar o espaço e este trabalho que iremos fazer para conversar sobre as obras, trocar ideias, refletir juntos enfim. Especialmente para quem está ainda iniciante no assunto (como eu me…Continuar

Iniciado por André Silva 27 Nov, 2013.

GLOSSÁRIO CONTEXTUAL 1 resposta 

Minha contribuição é este glossário contextual que escrevi no início de 2012 para o Small Bangs.Glossário contextualComo não estou construindo um sistema teórico, as referências seguem em ordem…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Luiz de Campos Jr 14 Nov, 2013.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de GLOSSÁRIO=REDE para adicionar comentários!

Comentário de André Silva em 27 novembro 2013 às 22:36

Pessoal, tudo bem?

Pensando na ideia de mpv, mínimo produto viável, que foi utilizada certa vez no FDL, pensei em começar do jeito mais simples, enquanto ainda amadurecemos qualquer perspectiva de uma Plataforma melhor estruturada. Ainda que tenha inicialmente retrabalho, pra começar acho que não será um grande esforço. Tal como fez o Augusto, a coisa pode ser simples, basta postar e ir organizando à medida que for tudo fluindo. Podemos utilizar um documento do Google docs pois ele pode ser aberto à alteração interativa, vou tentar criar um aqui já.

Pois bem, comecei lendo o texto "Buscadores e Polinizadores" do Augusto. Extraí algumas palavras que não sei como exatamente defini-las para um Glossário, no entanto qualquer um que se sinta apto, ou o próprio Augusto podem ir colaborando na atribuição do significado.

A impossibilidade de outro poder editar o post alheio realmente é uma limitação levantada na discussão no fórum sobre a plataforma, mas podemos resolver duplicando o post, com um ctrl+c, ctrl+v, com um Google Docs, como dito, ou com outra ideia qualquer que qualquer um exponha.

Qualquer sugestão, ponto de vista ou opinião, por favor, não hesite!

Obrigado e um abraço camarada!

Comentário de Paula Ugalde em 11 novembro 2013 às 22:14

Concordo com a Viviane André! E indico a http://corais.org/, do Fred Van Amstel! É #perfeita para o que precisamos. Eu sei administrar e qualquer coisa, posso te passar rapidinho em uma partilha de tela. Vou mostrar uns links de projetos para que entendam as muitas funcionalidades que apresenta. Eu adoro! Vejam e qquer coisa é só chamar!

http://corais.org/vocabulariodaparticipacao/

http://corais.org/ontolegissp/

http://corais.org/arquiteturainfor_pm

e-abs!

PS O que me instiga a embarcar nesse projeto é o desejo de aprender sobre ciência de Redes, pois tenho uma 'confusão' de ideias desconcatenadas na cabeça 'sobre' ;)

Comentário de André Silva em 11 novembro 2013 às 21:08

Olá gente! 
Uma boa sugestão de ferramenta/template são mapas mentais. Tem um simples na net que é o Freemind. O programa é grátis. Podemos utilizar ele pra organizar as coisas e postar print do mapa aqui.

O que acha Vivianne?

Conhece algum outro?

Oi Paula! Pois é, podemos ir listando as palavras, aleatoriamente mesmo, e ir organizando e traduzindo os significados, sem necessariamente ter uma ordem.. o que acham?

Já vou levantar um bocado de palavras esses dias e lançar aqui!

Comentário de Vivianne Amaral em 11 novembro 2013 às 11:33

Oi  precisamos de uma ferramenta /template que  permita a organização da informação e a colaboração no vócabulo/expressão. abraços

Comentário de Paula Ugalde em 11 novembro 2013 às 1:10

oi Andre! grata pelo convite.. falta tempo mas tentarei! sugiro que faça uma lista para dar a arrancada inicial. e-abs!

 

Membros (15)

 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço