Escola de Redes

Palavras inicialmente não-ordenadas retiradas ou não do TEXTO: Buscadores e Polinizadores - FRANCO, Augusto LINK: http://www.slideshare.net/augustodefranco/buscadores-polinizadores-...

ATENÇÃO para palavras repetidas, confira nas listas de palavras existentes no grupo se a contemplada já não foi postada antes. Caso encontre alguma repetida aqui, sinalize por favor. Palavras:

Auto-didatismo 

Alter-didatismo 

Heterodidatismo

Nodos

Não-escola (unschooling)

Desescolarização

Rede

Buscadores

Polinização

Inovação

Peer Production

peer to peer

Bottom Up

Top Down

Crowdsourcing

Lato Sensu

Wiki

Interação

Homologia

Clusters

Capital Social (diferente de campo social?)

Autocracia

Democracia

Inteligência Coletiva

Homeschooling

Conectivismo

Outliers

Topologia

Hierarquia

Endógeno

Exógeno

Morfologia

Qualquer coisa que não tiver legal, é só comentar!

Exibições: 222

Respostas a este tópico

* Só uma outra sugestão.

Caso considerem alguma das demandas de Termos desnecessária, podemos utilizar o "Não se aplica", como sugestão, onde seria a resposta com o significado.

Autodidatismo / Alterdidatismo / Heterodidatismo

Didática(1) - A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, que já foram esclarecidos no glossário contextual(2) do Augusto. Ensino e aprendizagem, no contexto que o Augusto aplica, se refere a forma que se dá a interação entre os agentes desses processos. Primeiramente, devo lembrar que em rede, não há ensino, somente aprendizagem, pois redes não são estruturas de ensino-reprodução. Auto/alter/heterodidatismo, se referem ao modo de interação e hetero(3) tem o sentido de diferente, distinto. Por isso, apenas no caso do heterodidatismo, eu acredito, o Augusto usa didatismo significando ensino, porque a interação é de forma unilateral, ou, top down, hierárquica, tem a forma de reprodução do conteúdo. Alterdidatismo é a interação multilateral no processo didático. Na página da Multiversidade(4) temos: "O heterodidatismo vai cedendo lugar ao autodidatismo da busca (já generalizado) e ao alterdidatismo da polinização (em emersão)." No alterdidatismo não há distinção entre ensinador e ensinado, uma vez que estão todos emergidos no processo de aprendizagem, o que se dá na sociedade em rede é que podemos caracterizar o autodidata como um buscador, guiado pela própria (auto) vontade de aprender e o alterdidatismo se caracteriza pela polinização que é uma metáfora para o modo de interação nos mundos altamente conectados. Cada vez mais as pessoas estão compartilhando conteúdo, ou seja, polinizando a rede, facilitando a busca dos autodidatas. Do livro Buscadores e Polinizadores(5): "Um autodidata-alterdidata é alguém que aprendeu a aprender-convivendo."

Esse trecho é cheio de opiniões e achismos, mas acho que é um começo a ser filtrado e esculpido. Na verdade, todos os termos cunhados pelo Augusto são autoexplicativos pelo contexto que se encontram, pelo menos pra mim. É difícil explicar o sentido dos termos, sem usar outros termos que também são um pouco abstratos na primeira vista. Muito do que o Augusto fala, acredito eu, pode ser entendido a partir da leitura de seus textos, como este(6) e este(7).

1 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Did%C3%A1tica
2 - http://escoladeredes.net/group/glossario-rede/forum/topics/glossari... 
3 - http://es.wiktionary.org/wiki/hetero-  
4- http://escoladeredes.net/group/multiversidade/page/multiversidade 
5 - http://www.slideshare.net/augustodefranco/buscadores-polinizadores-4a-verso
6- http://api.ning.com/files/mlmJ3xN5S7Bew9cLd0Nbu1kSndBjpuZ0Jn1cIUzQm...

_

7- http://api.ning.com/files/aeHDB466yfAZsEhr6IWEMv1nfdiQ6pWTHbo41rh7C...

RSS

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço