Escola de Redes

Informação

Frequência

Nodo de Blumenau da E=R.

Membros: 6
Última atividade: 20 Jan, 2014

E=R Blumenau

"Em uma rede, “entrar” é sinônimo de se conectar e interagir voluntariamente."

"Suas ideias e seus projetos serão polinizados pelas ideias e projetos de outras pessoas. Seu conhecimento, ao ser repartido, será multiplicado."

 [Multiversidade]

A Frequência também tem pretensão em ser uma multiversidade, em ressonância com a Escola de Redes e de fato, nasceu das minhas explorações em netweaving. O tema principal a ser estudado é a própria ciência das redes, em grande parte a partir de materiais da E=R e é desses estudos que está emergindo esse nodo da E=R em Blumenau.

 

Aqui ficará disponível o(s) [roteiro(s) de propostas para estudos e práticas] / [módulo(s) de aprendizagem] da ciência das redes, no nodo E=R Blumenau. Esse roteiro inicial deve ser lido apenas depois que você concluir o roteiro para entrar na E=R, para que fique claro a estrutura das explorações, já que o DNA da E=R permeia a nossa multiversidade.

 

Os módulos são construções coletiva do nodo, construido através das discussões virtuais no Fórum e nos encontros. O Módulo 1 por enquanto, é uma breve e modesta introdução para a nova ciência das redes, apresentando alguns dos termos muito utilizados para descrever a fenomenologia que acompanha os padrões de (des)organização de rede. 

Módulo 2 pretende auxiliar os recéns chegados, por isso utilizamos esse módulo também como introdução, uma página reunindo os materiais disponíveis na Biblioteca da E=R referentes a novos membros, atividades da escola, regras, etc.

No Módulo 3 é proposto a iniciação das investigações com o objetivo de estabelecer uma multiversidade em paralelo ao nodo. Enquanto o nodo investiga redes sociais e como articula-las, na multiversidade a ideia é plantar diversas sementes, criando plataformas para que possam surgir redes sociais sobre outros temas, além de investigações sobre redes. Para isso a plataforma de escoladeredes.net já não é suficiente.

O 4º Módulo é direcionado ao conteúdo da biblioteca da E=R e às investigações sobre o conceito de propriedade intelectual, direitos autorais, licenças como Domínio Público e Creative Commons. Esse módulo pode vir a ser uma das fundações dos trabalhos da E=R Blumenau, uma vez que abre os caminhos para a criatividade e inovação coletiva.

Além do conteúdo virtual, está sendo iniciada uma biblioteca física, mas não fixa, que servirá também de material do nodo, nos encontros, mas provavelmente como uma alternativa de fonte de renda, distribuindo livros e outros materiais, plataforma que será aproveitada como recurso para viabilizar financeiramente as explorações ao longo do tempo.

Minha primeira proposta para as pessoas ativas com o nodo é a criação de recursos compartilháveis (timeline / biblioteca / forum / banco de dados / página), como esse roteiro, que resultarão nos módulos de aprendizagem do nodo, gerando conteúdo replicável, discutível e modificável, facilitando a conexão e interação de todas as pessoas entre si.

A identidade visual atual da E=R está aqui.

Fórum de discussão

Biblioteca da E=R Blumenau

Livros da E=R BlumenauSérie Fluzz - Augusto de Franco…Continuar

Iniciado por Fabio Luis da Cunha Filho 4 Jan, 2014.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Frequência para adicionar comentários!

 
 
 

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço