Escola de Redes

Informação

FLUXONEXT

Grupo da Turma 1 do Programa NEXT 05/08/2013

Membros: 40
Última atividade: 29 Ago, 2015

Este é um grupo reservado aos membros da Turma 1 do Programa NEXT.

 

O NEXT DO NEXT

11 de outubro de 2013

O NEXT começou em 5 de agosto de 2013 e passou, de lá para cá, por várias transformações. O próprio programa se desprogramou e se reprogramou (o que até indica uma certa sintonia involuntária com o seu objetivo: desprogramar-reprogramar o programa da Matrix que em nós foi carregado).

A partir da sessão de 7 de outubro de 2013 a mencionada reprogramação começou a ser instalada. O NEXT agora é um programa de duração indeterminada (não tem mais prazo para acabar). E não é mais fechado a uma turma selecionada.

Em suma, agora é assim:

1 - PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES

O NEXT terá atividades programadas. Teremos programação mensal (pelo menos), refeita a cada mês de acordo com o andamento das atividades.

2 - GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO-APRENDIZAGEM

Há grupos formados em torno dos temas Empreender em Rede, Aprendizagem, Nova Política, Comunidade (ou Convivência Glocal) e Espiritualidade (os dois últimos não engrenaram ainda). Os grupos compartilham agendas de investigação-aprendizagem.Eles vão começar, na próxima sessão de 14 de outubro de 2013, a compartilhar com todo mundo o que fizeram até aqui.

3 - EVENTOS

As sessões de segunda-feira do NEXT passam a ser eventos gratuitos e abertos a quem quiser comparecer. Esses eventos são convocados pelo Facebook e por outro meios (e replicados pelos membros atuais do NEXT que quiserem fazê-lo). Os membros atuais do NEXT constituem um núcleo mais permanente que convoca (se quiser) e comparece aos eventos, podendo estabelecer uma narrativa sobre eles capaz de conferir sentido e continuidade. Os membros atuais do NEXT (e os futuros participantes dos eventos que quiserem voluntariamente compartilhar agendas de investigação-aprendizagem) também podem encarar esses eventos como momentos de investigação-aprendizagem a partir da interação com as antigas e as novas pessoas que chegam.

Então este é um convite para você participar dos eventos-NEXT, a começar da próxima segunda-feira 14 de outubro de 2013, às 19h30 horas. Se você quiser continuar, entrando no processo do NEXT, pode se juntar a um dos grupos que já estão em funcionamento ou, quem sabe, pode até propor um novo grupo de investigação-aprendizagem: se colar...

O NEXT não tem preço. Há uma caixinha para recolher contribuições voluntárias para custear as despesas mínimas (como coffee break, por exemplo).

NEXT DO NEXT

PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS DAS SEGUNDAS-FEIRAS

21/10/13 a 25/11/13

DIAS

ATIVIDADES

14/10

Sessão de Polinização. Exposição do andamento da agenda de investigação-aprendizagem do grupo EMPREENDER EM REDE (#NEXTTRABALHO) sobre sua agenda (como a coisa está andando, o que leram, o que filmaram, com quem conversaram, como foram as conversas, quais expedições estão fazendo, quais experimentações estão ensaiando, quais as dificuldades estão encontrando etc.). Livre conversação e interação.

21/10

Sessão de Polinização. Exposição do andamento da agenda de investigação-aprendizagem do grupo APRENDIZAGEM (#NEXTAPRENDIZAGEM) sobre sua agenda (como a coisa está andando, o que leram, o que filmaram, com quem conversaram, como foram as conversas, quais expedições estão fazendo, quais experimentações estão ensaiando, quais as dificuldades estão encontrando etc.). Livre conversação e interação.

28/10

Sessão de Polinização. Exposição do andamento da agenda de investigação-aprendizagem do grupo NOVA POLÍTICA (#NEXTPOLITICA) sobre sua agenda (como a coisa está andando, o que leram, o que filmaram, com quem conversaram, como foram as conversas, quais expedições estão fazendo, quais experimentações estão ensaiando, quais as dificuldades estão encontrando etc.). Livre conversação e interação.

04/11

Sessão de Polinização. Exposição do andamento da agenda de investigação-aprendizagem dos grupos COMUNIDADE (CONVIVÊNCIA GLOCAL) e ESPIRITUALIDADE sobre suas agendas (como a coisa está andando, o que leram, o que filmaram, com quem conversaram, como foram as conversas, quais expedições estão fazendo, quais experimentações estão ensaiando, quais as dificuldades estão encontrando etc.). Livre conversação e interação.

11/11

Reexibição do filme HIERARQUIA e conversação durante e depois da exibição.

18/11

Exposição de Ana Thomaz e Gutto Thomaz sobre unschooling.

25/11

Sessão interativa de cinema sobre o filme SEIS GRAUS (45 minutos) e conversação durante e depois da exibição..

 

O QUE É O NEXT

Não é um curso. Não é baseado em palestras. É presencial, em São Paulo. Em torno de cinco grupos de temas (abordados no programa) as pessoas se aglomerarão e farão suas próprias agendas específicas de investigação-aprendizagem, incluindo visitas (explorações ou expedições) a redes, grupos informais, movimentos e entidades onde as conversações serão filmadas (e isso fará parte do filme final do programa, feito pelos próprios participantes).

A ideia é cobrir parte significativa das iniciativas inovadoras (do ponto de vista da emersão da sociedade-em-rede) ou que estão tendo ponderável impacto nos caminhos dos que buscam novas formas de convivência neste dealbar do terceiro milênio. Serão grupos de interagentes e não de pesquisadores (no sentido tradicional do termo): questionarão e serão questionados pelos que os receberem sobre os vários aspectos da transição em curso.

1 - COMUNIDADE | Conviventes que se comprazem na fruição da convivência em rede em comunidades glocais.

2 - EDUCAÇÃO E PESQUISA OU APRENDIZAGEM E INVESTIGAÇÃO | Catalisadores de processos de aprendizagem em comunidades livres de buscadores e polinizadores e investigadores que compartilham processos de investigação OpenScience.

3 - ESPIRITUALIDADE | Compartilhadores de formas pós-religiosas de espiritualidade com outras pessoas que se dispõem a celebrar suas amorosidades e a polinizar mutuamente os modos pelos quais vivem sua mística.

4 - POLÍTICA OU NOVA POLÍTICA | Interagentes políticos - desistentes de construir inimigos - que exercitam a democracia cooperativa na base da sociedade e no cotidiano das relações entre as pessoas, em redes de interação social e política pública.

5 - EMPREENDIMENTOS EM REDE | Coempreendedores, cocriadores de ideias e correalizadores de projetos em empreendimentos compartilhados.

Fórum de discussão

Apresentação do grupo 'Convivências Glocais + Espiritualidade' 15 respostas 

Apresentação do grupo 'Convivências Glocais + Espiritualidade' na segunda feira, dia 03 de novembroContinuar

Iniciado por Maria Thereza do Amaral. Última resposta de Marta Martinz Magalhães 11 Jan, 2014.

Holocracia / Holocracy 1 resposta 

Pessoal,Compartilho os arquivos que tenho sobre Holocracia, pra contribuir na pesquisa que o grupo Empreendimentos em Rede está fazendo. Tive oportunidade de experimentar uns anos atrás esse processo em funcionamento numa organização. Como já disse…Continuar

Iniciado por Giovanni Gigliozzi Bianco. Última resposta de Luiz de Campos Jr 8 Jan, 2014.

GRUPO ESPIRITUALIDADE 4 respostas 

Compartilhadores de formas pós-religiosas de espiritualidade com outras pessoas que se dispõem a celebrar suas amorosidades e a polinizar mutuamente os modos pelos quais vivem sua mística.…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Maria Thereza do Amaral 30 Out, 2013.

GRUPO COMUNIDADE 8 respostas 

Conviventes que se comprazem na fruição da convivência em rede em comunidades glocais.…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Maria Thereza do Amaral 30 Out, 2013.

MINHAS OBSERVAÇÕES PESSOAIS SOBRE O NEXT

Caros amigos e amigas,Compartilho com vocês algumas observações - que são mais impressões pessoais mesmo - sobre o Programa NEXT que começamos no dia 5 de agosto de 2013.Como todos sabem o NEXT foi pensado como um programa de…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco 15 Set, 2013.

GRUPO EDUCAÇÃO E PESQUISA OU APRENDIZAGEM E INVESTIGAÇÃO 15 respostas 

Catalisadores de processos de aprendizagem em comunidades livres de buscadores e polinizadores e investigadores que compartilham processos de investigação OpenScience.…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Augusto de Franco 8 Set, 2013.

GRUPO POLÍTICA OU NOVA POLÍTICA 8 respostas 

Interagentes políticos - desistentes de construir inimigos - que exercitam a democracia cooperativa na base da sociedade e no cotidiano das relações entre as pessoas, em redes de interação social e política pública.…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Augusto de Franco 1 Set, 2013.

EMPREENDIMENTOS EM REDE 5 respostas 

Coempreendedores, cocriadores de ideias e correalizadores de projetos em empreendimentos compartilhados.…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Rosangela Aparecida Correa 15 Ago, 2013.

Caronas 1 resposta 

Alguém estaria saindo da zona norte (Santana) para ir ao Next na segunda feira?Continuar

Tags: fluxonet, next, caronas

Iniciado por Maria Thereza do Amaral. Última resposta de Maria Thereza do Amaral 9 Ago, 2013.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de FLUXONEXT para adicionar comentários!

Comentário de Rafael D´Alessandro Pires em 11 setembro 2013 às 10:45

Acredito que compartilhamos a INTENÇÃO de DESPROGRAMAR a MATRIX existente.

Bill Watterson - (Quadrinista do Kalvin & Aroldo) fez essa tira que acredito ser uma ótima forma de polinizarmos a sociedade através da nossa rede pessoal.

Prestem atenção ao termo "ESCALADA".

http://paprica.org/wp-content/uploads/2013/08/20130829tirinhawatter...

Compartilhem com o máximo de pessoas. 

Comentário de Augusto de Franco em 1 setembro 2013 às 17:45

Comentário de Maria Thereza do Amaral em 31 agosto 2013 às 17:13

Pessoas, estou montando um blog ( http://convivenciaglocal.wordpress.com/ ) para centralizar meus textos para os grupos espiritualidade e convivência glocal. Quem quiser ser adicionado me mande seu email (meu email, mariathereza.amaral@gmail.com )

Comentário de Fernando Cesar Pires Baptista em 25 agosto 2013 às 21:31

Pessoal, criei um usuário no youtube para colocar os vídeos relativos ao NEXT (entrevistas, visitas, experiências, etc.):

http://www.youtube.com/channel/UCLOWUnBv0VCALBZoIkCyu9w

Já fiz o upload dos primeiros.

Essa é uma opção para compartilhar os vídeos com as outras pessoas. Para subir vídeos nessa conta, basta fazer login no youtube com o usuário "zenext2013@gmail.com" e senha "next2013". O melhor é converter o arquivo para mp4 antes de subir, caso contrário vai levar muito tempo (o programa gratuíto Any Video Converter é muito bom pra isso: http://www.superdownloads.com.br/download/149/any-video-converter/). Se o vídeo tiver mais que 15 min, então será necessário quebrá-lo em partes (o Any Video Converter também pode fazer isso). Percebam que essa solução funciona bem para compartilhar, mas ainda é importante guardar os arquivos originais para manter a melhor resolução possível (pensando no filme final). Abraços!!

Comentário de Augusto de Franco em 25 agosto 2013 às 11:43

#FLUXONEXT FLUINDO

Comentário de Augusto de Franco em 21 agosto 2013 às 16:32

Vejam nesta página (mais acima) as orientações atualizadas do NEXT. 

Comentário de Luiz de Campos Jr em 15 agosto 2013 às 15:12

o bate-papo inicial da última segunda... | temas de pesquisa, agenda de pesquisa-aprendizagem, formação de clusters, participação x interação, formas de conexão e interação não presenciais, diferenças na interação presencial e remota, coordenação emergente da interação... | ‪#‎fluxonext‬

Comentário de Fernando Cesar Pires Baptista em 14 agosto 2013 às 14:52

Alguns pontos abordados na segunda sessão do NEXT (aqueles que apareceram na tela e foram mencionados):

1) Diferença entre uma dinâmica mais participativa e uma mais interativa... problema das assembleias e rodas de debate/disputa/decisão (dinâmicas participativas).

2) Quando as pessoas interagem livremente, mais cedo ou mais tarde ocorre clusterização... e é normal que pessoas se movimentem de um cluster para outro, que aconteça merge (fusão) e fork (bifurcação) de clusters, que surjam novos clusters enquanto outros morrem, etc. Enfim, a coisa é bem dinâmica. Na interação presencial, os grupões tendem a ser instáveis e a quebrar-se rapidamente se alguém não agir para mantê-los formados de maneira artificial (através de regras, condicionamentos comportamentais, sensacionalismos, disputas, etc.).

A divisão inicial em grupos do NEXT foi uma "forçação de barra" para gerar uma clusterização inicial rápida, que devido a vícios na forma de interagir, poderia levar bastante tempo para acontecer (e não dispomos desse tempo no NEXT). Nada é fixo, nem temas nem pessoas em grupos. Nada é mutuamente exclusivo.

3) Dinâmicas interativas coletivas são diferentes no presencial e pela internet... isso porque as possibilidades e limitações dos meios e mídias de interação são diferentes. Alguns pontos relevantes a serem notados:

a) Percepção focada e percepção agregada
b) Co-ordenação de agires coletivos paralelos

4) Explicações sobre Agenda Compartilhada, Grupo Fluxonext na E=R, Fóruns Temáticos, Agregador de Fluxos NEXT e Grupo no Facebook.

5) Relembrando o propósito do programa: NEXT é um programa de investigação-aprendizagem (com ênfase vivencial) sobre a transição de hierarquia para rede. Dois produtos estão previstos: um livro e um filme criados colaborativamente. Outros produtos surgirão ao longo da interação. As segundas-feiras são apenas alguns dos momentos de encontro, a ideia é que o NEXT aconteça em múltiplos momentos (presenciais e pela internet) ao longo das semanas (ao redor da Agenda Compartilhada).

Comentário de Fernando Cesar Pires Baptista em 14 agosto 2013 às 14:09

Seguem os links diretos para os etherpads e a planilha agenda do Agregador de Fluxos NEXT:

- Agenda Compartilhada NEXT: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0ApONaKRWYzBOdGdJdGlRc3...


- Etherpad Geral do NEXT: https://pad.riseup.net/p/QwWqMK5CMQQX


- Etherpad Convivencia: https://pad.riseup.net/p/ubNUUP2Uu24Y


- Etherpad Aprendizagem: https://pad.riseup.net/p/DPprEffWyNrU


- Etherpad Espiritualidade: https://pad.riseup.net/p/e62X0Y8BIPMX


- Etherpad Politica: https://pad.riseup.net/p/WFHbrYuyHms9


- Etherpad Trabalho: https://pad.riseup.net/p/BgIWzwpdSyNy


Sobre os Etherpads, notem que essa ferramenta não é muito propícia para conversas (porque ela não avisa os outros quando alguém escreve algo), ela é boa mesmo pra escrever e editar textos e listas de maneira coletiva... para conversas e debates existem outras ferramentas mais adequadas, como esse fórum, grupos e chats no facebook, twitter, etc.

Comentário de Fernando Cesar Pires Baptista em 12 agosto 2013 às 9:43
Pessoal,

Agora o Agregador de Fluxos NEXT ganhou também uma agenda compartilhada interativa:

http://escoladeredes.net/group/fluxonet/page/agregador-de-fluxos-next

A ideia não é preencher as tabelas de maneira participativa (ficar debatendo em grandes grupos para decidir o que fazer), mas sim na base da interação. Isso significa que essa planilha colaborativa pode ser útil para permitir a percepção agregada de fluxos e a co-ordenação de agires coletivos paralelos... para que micro-planos e micro-ações de células de poucas pessoas se co-ordenem na base da percepção mútua dinâmica e da percepção dinâmica do todo. Basta que os micro-planos e micro-ações que forem emergindo ao longo do NEXT sejam inseridos na planilha de maneira distribuída.

Abraços!!
 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço