Escola de Redes

Experimento de Análise desta Rede Social

Informação

Experimento de Análise desta Rede Social

Para quem quer participar de um experimento de Análise de Redes Sociais, a partir dos relacionamentos que temos aqui na Escola de Redes

Site: http://escoladeredes.ning.com/group/anlisederedessociais
Membros: 83
Última atividade: 19 Abr, 2016

Atenção!

Este grupo é destinado a todos aqueles que quiserem participar de um experimento de Análise de Rede Social conduzido por alguns dos participantes do grupo ARS aqui da Escola de Redes.

Se você desejar participar deste experimento, clique no link "Participar de Experimento de Análise desta Rede Social" que está mais acima nesta tela.

Assim que tivermos um número suficiente de pessoas interessadas em participar deste experimento, enviaremos um questionário para os inscritos. Em seguida, faremos as análises com base nas respostas desse questionário, em diversos softwares de ARS e publicaremos as reflexões sobre isto aqui na rede.

Se você quiser mais informações, ou questionar este experimento, por favor, faça-o acessando este tópico abaixo:
ARS na ER

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Experimento de Análise desta Rede Social para adicionar comentários!

Comentário de Sergio Ricardo Franco Vieira em 21 outubro 2010 às 8:30
Bom dia, Beatriz!

Achei bastante interessante, gostaria de saber quais foram as fontes de dados.

Abs,

Sergio Ricardo
Comentário de Vivianne Amaral em 5 outubro 2010 às 22:07
Continuo interessada, abraços
Comentário de Ronaldo Trentini em 5 outubro 2010 às 14:18
Caros, uma coisa não ficou clara para mim. Exatamente qual o objetivo deste experimento?
Aliás, duas coisas: O que se pretende descobrir com essa investigação?
Comentário de José Gilberto Formanski em 20 julho 2010 às 14:36
Continuo querendo participar da pesquisa, mandem o questionário que respondo...
Comentário de Clara Pelaez Alvarez em 20 julho 2010 às 14:27
Ronaldo,

Acho que o questionário que vc elaborou estava ótimo com relação ao formato e parte técnica. Só tivemos uma discussão generalizada (he he) e muito bacana e rica, com relação ao teor da pergunta. Depois sugeriram que se colocasse avatares e vc disse que isso dificultaria muito. No que me concerne fica sem avatar mesmo. Somos apenas 74 e todos conectados aqui. O pessoal que tiver dificuldade de associar nomes a pessoas pode usar o recurso de abrir 2 janelas: numa se pesquisa os nomes na ER e na outra se responde ao questionário. Ou outras alternativas que alguém possa sugerir.

Falou-se também de perguntar a cidade em que a pessoa está. Achei essa idéia bem legal. Mais um atributo para visualizar a rede.

Voltando à questão da pergunta. Creio que agora todos já sabemos das armadilhas de uma pesquisa. Esta é uma pesquisa muito particular: pretendemos estudar a nós mesmos e aprender ARS pelo caminho... Temos um contexto singular. E de uma certa forma fascinante!

Resumindo, no que me concerne vamos em frente!
Comentário de Ronaldo Richieri em 20 julho 2010 às 14:00
Tem razão Clara, tinha me comprometido a elaborar a pesquisa.

Por motivos pessoais me desmotivei a continuar com o processo, por que no meu entendimento não havia uma consensualidade necessária no que estávamos fazendo. Errei em não sinalizar isso, então peço desculpas por isso!

Se formos fazer, creio que tenhamos que retomar do início. Me coloco neste caso como um aprendiz Carla e me permito vivenciar um processo que vc já saiba conduzir. E assim se vc disser para mim "Tem como fazer um questionário assim assim e assado?" eu ajudo!

Mas talvez existam armadilhas conceituais às quais creio ser difíceis de se resolver através desta caixinha de recados :-)
Comentário de Clara Pelaez Alvarez em 20 julho 2010 às 11:53
Gente, estou disposta a retomar se for o caso. Na verdade, tinha entendido que faltava terminar a pesquisa. Até onde sei estamos dependendo do pessoal de TI, Ronaldo!

Penso que independente se vamos continuar ou não, este grupo deveria ser fechado, pois a proposta original de abertura deste grupo era juntar pessoas que quisessem participar, pois facilitaria a parte técnica de elaborar a pesquisa, e uma vez fechada a pesquisa outras pessoas que entrassem não poderiam mais participar e isso poderia causar confusão.

Como vcs sabem, não sou muito chegada a "caixinhas" mas por outro lado acredito que um mínimo de organização é necessária para facilitar o acesso à informação. Acharia legal concentrar assuntos relacionados à ARS no grupo de ARS... Enfim, posso estar equivocada quanto a isso!
Comentário de Luiz de Campos Jr em 20 julho 2010 às 11:17

oi Richieri.
se a idéia tiver amadurecido [como acho que sim] e a partir de um número maior de participantes, eu continuo disposto a colaborar. fico no aguardo de mais algumas manifestações, tanto d@s primeir@s adept@s [Clara, Roberta, Viviane, Sérgio, ...] quanto d@s mais recentes.
abs.

Comentário de Ronaldo Richieri em 20 julho 2010 às 0:10
Pessoal, a idéia da pesquisa esfriou. Enfim, acho que não conseguimos articular on line essa idéia de realizar uma pesquisa-estudo através do ning. Gostaria de propor a "acabativa" deste grupo, para que outros amigos aqui da rede não entrem aqui achando que há algo rolando neste momento.

Ou, podemos retomar a idéia e iniciar agora que temos 70 pessoas no grupo.

Abraços,
Comentário de José Gilberto Formanski em 26 maio 2010 às 6:34
Cheguei agora, já rolou alguma pesquisa? estou a disposição para interagir.
Felicidades,
Formanski
 

Membros (83)

 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço