Escola de Redes

A demonstrar como certas emoções são transmitidas pela rede social, em virtude dos fenômenos da interação, os autores deste livro pontuaram um capítulo com o nome "Quando você ri o mundo ri com você". :)

Descrevo um rascunho do capítulo aqui: 

"(...) Algo estranho aconteceu na Tanzania, em 1962, em um internato para meninas perto do Lago Vitoria. Houve uma epidemia de riso, e isso não ocorreu apenas entre algumas internas que compartilhavam uma piada. Um desejo irresistível de rir surgiu repentinamente e passou de uma para outra pessoa, afetando mais de mil pessoas.  O surto teve inicio abrupto e o período inicial de risadas durava entre alguns minutos e algumas horas. Os médicos descobriram que cada novo paciente havia tido contato recente com outra pessoa que sofria da enfermidade. Felizmente, como eles enfatizaram, sem ironias, “nenhum caso fatal foi informado”. As pessoas infectadas se recuperavam completamente.
A epidemia começou em 30 de janeiro de 1962, quando três meninas com idades de 12 e 18 anos começaram a rir de maneira incontrolável. Aquilo se espalhou rapidamente e logo a maioria das pessoas tinha um caso sério de riso incontrolável. Em 18 de março, 95 das 159 alunas foram afetadas, e a escola foi forçada a fechar. Dez dias depois, o surto explodiu em uma aldeia próxima, aonde algumas estudantes tinham ido. Outra escola foi fechada e mais outra. (...)"

No grupo no facebook "A Terceira Invenção da Democracia" foi postado um vídeo pelo link https://www.facebook.com/photo.php?v=517382138327768 onde é mostrada uma brincadeira de uma pessoa que chega no ponto de ônibus e começa a rir. O riso viraliza entre as pessoas.

Os autores ainda dizem que temos consciência dos sentimentos, sendo que estas afetam o estado físico, são visíveis e estão ligadas à atividades neurofisiológicas.


E mais, demonstram que a
 saúde da pessoa pode depender da sua posição na rede. As pessoas se colocam em risco em relação a saúde boa ou ruim em virtude de sua posição na rede, e a essa posição em que as intervenções em saúde pública poderiam ser vantajosamente orientadas.

Exibições: 146

© 2018   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço