Escola de Redes

Informação

CO-CRIAÇÃO

Grupo para discutir o draft de Augusto de Franco (29/01/2012): CO-CRIAÇÃO: REINVENTANDO O CONCEITO

Membros: 129
Última atividade: 17 Out, 2016

CO-CRIAÇÃO: REINVENTANDO O CONCEITO

Faça o download do texto clicando aqui

Fórum de discussão

OS PRINCÍPIOS DA COCRIAÇÃO 2 respostas 

PDF em anexo para download free.Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Ricardo Freitas 22 Fev, 2014.

o poder público e as redes reais

Temos uma dificuldade em discernir a ação pela parceria quando o governo local não tem política pública. Tendo um viéz de personalismo e falta de entendimento de gestão ou por descaso, irresponsabilidade pessoal, corrupcao de funcoes.Assim…Continuar

Iniciado por Carlos D'Aguapé 13 Jun, 2013.

PARA CONFIGURAR AMBIENTES DE COCRIAÇÃO INTERATIVA 4 respostas 

  PRONTO! TERMINEI (10h00 DE 09/04/2013) MINHA PRIMEIRA VERSÃO DAS…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Maria Thereza do Amaral 9 Abr, 2013.

O QUE ESTAMOS APRENDENDO COM A COCRIAÇÃO INTERATIVA 13 respostas 

Nós não sabíamos bem o que era cocriação interativa até que começamos a…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de nedio antonio seminotti 8 Abr, 2013.

O QUE É O FESTIVAL DE IDEIAS EM 2013 1 resposta 

 O Festival de Ideias nasceu em 2011 por iniciativa do…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Augusto de Franco 8 Abr, 2013.

PRINCÍPIOS DA COCRIAÇÃO 4 respostas 

A ideia de formular alguns princípios da cocriação surgiu…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Augusto de Franco 4 Abr, 2013.

DISTRIBUINDO COCRIAÇÃO 6 respostas 

Uma iniciativa importante do Festival de Ideias e de seus parceiros. Leia para ver se você topa. Estamos multiplicando os lugares de cocriação de sorte a termos cobertos todos os dias da semana com essa atividade em diferentes lugares da capital de…Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Augusto de Franco 3 Mar, 2013.

VAI COMEÇAR O FESTIVAL DE IDEIAS 2013 1 resposta 

Começa agora a cocriação da terceira edição do Festival de Ideias. Muitas novidades neste novo ano! Estamos distribuindo a cocriação por vários lugares de São Paulo.Confirme sua presença clicando …Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Vivianne Amaral 27 Jan, 2013.

NOVA EDIÇÃO DO TEXTO COCRIAÇÃO: REINVENTANDO O CONCEITO

Segue em PDF e Word em anexo.Continuar

Iniciado por Augusto de Franco 2 Out, 2012.

SMALL BANGS O LIVRO 1 resposta 

Vejam em anexo o PDF do Small Bangs, agora em nova edição e em formato de livro.Continuar

Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Joakim Antonio 23 Set, 2012.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de CO-CRIAÇÃO para adicionar comentários!

Comentário de Carlos D'Aguapé em 13 junho 2013 às 5:40

Tendo me encontrado em Santa Isabel, e de repente morando em definitivo, conheci um universo de ações inusitado para um agente cultural que sou. Por diversas iniciativas de trabalhos, ações, ativações promovidas por ongs a cidade é berço de formação de redes, quando se propões de liderança circular não definida.
Tem criado campo de ideallização de convivencia construtiva coletiva e também como todas as ações convergem para o foco no desenvolvimento local comunitário.
Assim que se forma na individualidade de cada iniciativa a ação coletiva.

Comentário de rafael ferreira de paula em 2 março 2013 às 12:59
Comentário de Gilberto Guimaraes Villela Junio em 2 março 2013 às 10:54

Ok Rafael,

eu tambem estou curioso com este novo e interessante laboratorio de experiencias que esta desafiando e sacudindo a Italia. Darei noticias sobre os novos passos. Quanto à reproduçao do meu texto nao tem nenhum problema, fique à vontade!

Comentário de rafael ferreira de paula em 1 março 2013 às 21:07

Gilberto, fiquei bastante curioso com o movimento e agradeço sua prestimosa contribuição. Seria interessante você continuar reportando sobre os passos e percalços dessa aparente inovação política. Peço permissão para reproduzir o seu texto.

Comentário de Gilberto Guimaraes Villela Junio em 28 fevereiro 2013 às 10:59

Oi Nilton,

recebi uma mensagem que voce queria me fazer uma pergunta. Qual é?

Comentário de Gilberto Guimaraes Villela Junio em 28 fevereiro 2013 às 10:54

Oi Fernando!

o Movimento cinco estrelas é o resultado de um processo de co-criaçao. Nasceu no web como um blog e se expandiu em forma capilar atraves de uma rede interativa passando  a ocupar gradualmente outros espaços e plataformas  como o social network Meetup ja utilizado por Howard Dean nas primarias americanas de 2003. Nao é propriamente um partido mas como se definem "uma livre associaçao de cidadaos". Nao se opoem somente ao governo tecnico de Mario Monte mas a todos os partidos existentes, de todas as orientaçoes ja que estes representam uma organizaçao arcaica, burocratica, altamente hierarquica e pouquissimo transparente, como sao todos os partidos de todas as cores (todos sem exceçao tiveram problemas na justiça nestes ultimos tempos causando uma crescente indignaçao e sentimento anti-politica na populaçao). O movimento 5 estrelas da invez um exemplo de participaçao direta, coisa absolutamente revolucionaria no cenario nacional resultante de uma experiencia de democracia digital (transversal e distribuida). Iniciou com listas civis  locais (prefeituras) passando aos poucos a uma dimensao regional (estadual) e finalmente nacional como nesta ultima eleiçao. As ideias e as propostas foram sempre promovidas atraves de propostas  discutidas on line. O exito surpreendente destas ultimas eleiçoes ( 35% do total  de votos para a camara dos deputados e 34% no senado) foi bem superior às previsoes de todas as pesquisas e sondagens. Realmente i media, nao so do Brasil, foram limitados, subestimaram e desprezaram este movimento que contagiou mais de 8 milhoes de italianos que viram nesta surpreendente  novidade a unica alternativa e esperança de reais mudanças (no pais do Gattopardo onde tudo muda para que nada mude!). Muitos ainda nao entenderam o que aconteceu pois internet é ainda um mundo pouco conhecido nas suas potencialidades.

A grande maioria dos componentes do movimento sao jovens e muitos observadores estao fazendo uma analogia entre o momento atual e o 68. Um jornalista tinha cunhado o termo grillini (grilinhos) para designar os integrantes deste movimento. Ha naturalmente uma conotaçao depreciativa e coloca a coisa em termos de lider-liderados  deturpando o sentido de horizontalidade que é o aspecto novo e a força propulsora deste movimento.

Naturalmente este movimento tem  fragilidades e contradiçoes. O fato do Beppe Grillo ser um grande personagem publico e de alem disto deter a posse da marca "movimento 5 estrelas" é um problema e uma ameaça à manutençao do seu espirito democratico. Realmente a expulsao de dois integrantes que divergiam foi um mal sinal. Sera' que este vigoroso movimento nao pode tolerar divergencias internas? Deve necessariamente sentir-se como um bloco compacto? Muitos o criticaram por isso colocando em duvida o espirito democratico do movimento.

Um outro desafio é a delicada passagem de "dimensao virtual" para o ambito politico onde reina a velha estrutura hierarquica. A Italia tem um regime parlamentar e sem alianças nao sera' possivel obter  uma maioria que possa  votar a fiducia (confiança) no proximo governo. Um dos principios de base do movimento é  nao fazer absolutamente alianças com nenhum partido. E agora sao enormes as pressoes internas (o movimento esta dividido) e externas (inclusive europeias) para que o pais seja governavel e nao se tenha que votar novamente.

Espero ter dado uma ideia do que se passa por aqui. A questao é muito complexa e tentei ser sintetico. Qualquer duvida me diga!

Comentário de Aline de Andrade em 27 fevereiro 2013 às 11:54

Olá Pessoal. Eu me chamo Aline, sou socióloga, moro em Recife, conheço a E-R desde 2009 quem me apresentou foi uma amiga no contexto do desenvolvimento de uma portal de informação juvenil no qual fui colaboradora. Algum tempo depois li o livro Fluzz e com a publicação de Hierarquia, assim como minha nova atividade profissional ligada a ciclos de informação vi que este debate e prática é revolucionário e estou muito encantada... Ainda estou fazendo as leituras, entretanto, já querendo botar a coisa pra moer com algumas provocações que li, filmes etc. Então, tenho pensado mesmo como no meu contexto de trabalho posso animar minha rede para um trabalho co-criativo. Na próxima segunda já vou promover uma mostra de filmes e um festival de ideias, se alguém se contamina e se apropria vai que surgem várias soluções para a crise que vivemos na organização?? Também estou disseminando as ideias e puxando meus colegas pro diálogo... Bom espero que algo aconteça. Tô na instiga. No mínimo o que pode rolar é eu sair fora par encontrar ouras propostas/lugares que queiram dialogar... 

Comentário de Fernando A Domingues Jr em 26 fevereiro 2013 às 14:27

Gilberto, voce pode nos contar mais sobre este movimento das 5 Estrelas? A midia aqui tem falado apenas tratar-se de um protesto de um comediante que acabou contaminando muita gente que votou contra as reformas de Mario Monti. Como nasceu e cresceu e o que de fato significa o movimento?

Comentário de Gilberto Guimaraes Villela Junio em 26 fevereiro 2013 às 12:52

Oi pessoal, sou um psicoterapeuta carioca e vivo em Roma ha 15 anos . Soube da Escola de Redes atraves de um caro amigo radicado em SP com quem havia falado de um meu projeto. Li os 4 documentos sugeridos aos entrantes e fiquei explosivamente entusiasmado: os principios que definem a E-R estao em grande sintonia com o meu modo de pensar e conceber as relaçoes  e interaçoes humanas  no web  e na sociedade. + de 8000 pessoas sintonizadas em uma mesma faixa de onda é algo fantastico, muito estimulante e pode ser (e ja é) um riquissimo laboratorio de co-criaçao! Sei que em termos globais somos ainda um nicho mas imaginei uma rede distribuida em continua expançao que vai envolvendo o web e a vida em sociedade. Uma bela utopia se este é o sonho de uma so'pessoa , mas ... sonho que se sonha junto é realidade! Ha muitas coisas que andei pensando, estimulado pelo primeiro nivel interaçao ou seja a pororoca interativa resultante do meu encontro com  a E-R e  os textos do Augusto. Mas vou dizendo aos poucos.

Voces viram o poder da rede?! Algo indedito e revolucionario! Um movimento criado no web (Movimento Cinque  Stelle de Beppe Grillo) obteve o maior numero de votos na eleiçao italiana que terminou ontem! Com grande orgulho diziam "nao somos "onorevoli" (titulo perpetuo dado aos senadores) somos cidadaos.

Comentário de Vivianne Amaral em 17 janeiro 2013 às 11:51

Uma agenda aberta para alterações. Veja quando e onde vamos ter cocriações em 2013.

http://blog.festivaldeideias.org.br/2013/01/16/cocriacoes-2013-inic...

 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço