O auto-didatismo e a livre aprendizagem humana em uma sociedade inteligente & o alter-didatismo e as comunidades de aprendizagem na emergente sociedade em rede
Membros: 69
Última atividade: 7 Mar, 2014
Iniciado por Nilton Lessa. Última resposta de Augusto de Franco 14 Jul, 2010.
Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Celso Sekiguchi 18 Jun, 2009.
Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Milton Francisco da S. Moreira 22 Abr, 2009.
Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Augusto de Franco 22 Abr, 2009.
Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Augusto de Franco 21 Abr, 2009.
Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Leila País de Miranda 21 Abr, 2009.
Comentar
No meio de tanta sobrecarga informacional, o que me faz vir e ler é ter visto 3 amigos nessa conversa. Que nome a ciência das redes dá a esse fenômeno? Fui agora protagonista vivo de um momento de swarming, Augusto?
E não podia deixar de ler um artigo do Niraldo, meu guru em dinâmica de sistemas. Adorei o refinamento da análise na historinha do milho. E acho que tenho uma resposta para a sua pergunta no final: "Por analogia, não estariam as empresas, também, criando indivíduos “transgenicamente modificados” que podem vir a prejudicar o meio-ambiente empresarial?".
NÃO, Niraldo, porque os indivíduos não são pés de milho:-))).
Os indivíduos são, cada um, um outro universo, que recebe polinização de uma multiplicidade de fontes que não são as mesmas dos demais indivíduos. A complexidade do humano garante que não serão transgenicamente modificados, A NÃO SER QUE... estejam num ambiente em que sejam coagidas a serem uniformes, como numa instituição total (manicômio, prisão etc., que foram o objeto de estudo de Erwin Goffman), totalitária) ou de uma sociedade totalitária, como sob o regime nazista ou chinês. Mas mesmo neles há algum espaço para dissenso, e aí entramos num outro campo: qual o limiar da opressão que esmaga totalmente o livre arbítrio e a liberdade de pensamento? É o campo tão bem estudado da dignidade humana. Que é a diferença entre nós e os pés de milho. Aí é bom dar uma espiada nos experimentos de psicologia social relacionados à obediência e confo..., lindamente narrados por outro amigo blogueiro, o Rodolfo Araújo. Por essas e outras é que tenho arrepios ao ouvir a palavra tão em voga nas empresas hoje: compliance = conformidade.
Mas olhaí, Niro, onde fomos nos encontrar, hein? Aqui no nosso milharal... Isso é que é pólen voando pra todo canto...
Envio uma pequena contribuição, com base em uma história que percorreu a Web com sucesso, anos atrás, à qual apliquei conceitos da Dinâmica de Sistemas. Não há pretensão de ser incorporada ao livro, apenas como reflexão.
Bem-vindo a
Escola de Redes
© 2019 Criado por Augusto de Franco.
Ativado por
Você precisa ser um membro de BUSCADORES & POLINIZADORES para adicionar comentários!