Escola de Redes

Publicamos um relato de Jacobs (do seu livro “Morte e Vida de Grandes Cidades” 1961), quando brincava com sua irmã, onde uma mensagem de um personagem deveria chegar a outro passando por vários outros personagens que eram inventados. E que quando conheceram a senhora Roosevelt a brincadeira ficou sem graça porque ela inventava e conhecia diversos personagens que acabavam encurtando a distância do envio das mensagens. “Ela conhecia as pessoas mais improváveis. O mundo encolheu a olhos vistos. Encolheu tanto que acabou com nosso jogo, que ficou muito rápido e sem graça.”

O fenômeno do encolhimento do mundo é estudado na Ciência de Redes. A distância entre as pessoas e sensação de uma longa estrada social pelo mundo para alcançar outra pessoa diminuiu drasticamente. Mas porque isso ocorre?

O que reduz drasticamente os graus de separação são os laços fracos. Porque? Em um cluster a densidade da interação é frequente, os laços são mais fortes, mas entre clusters a frequência de interação é menor. A interação entre clusters geralmente se dá com a interação de um nodo de um cluster com um nodo do outro de maneira infrequente, por isso considerado laço fraco. Esses dois nodos farão a conexão de dois aglomerados sociais. Será um espelhamento de mundos sociais e serão expostos à essa dinâmica enquanto houver conectividade e interação. Não são necessariamente os hubs que conectam clusters produzindo o decaimento da separação dos nodos, mas as conexões aleatórias.

Quando há conexão de clusters por nodos aleatórios a tendência é o decaimento dos graus de separação de maneira crítica e exponencial, produzindo o efeito do mundo pequeno. O mundo se amassa em termos sociais.

Quando então mais clusters se interligam, em virtude da interatividade e conectividade aumentadas, acelera-se o metabolismo da rede social e até o tempo se contrai. Entre os laços aleatórios conectados, o fluxo interativo pode sofrer constantes ondas, as quais alimentam e retroalimentam o comportamento desta configuração, produzindo ainda mais, novos mundos sociais.

Fizemos um vídeo a respeito do tema:

http://www.youtube.com/watch?v=niIEU3_TGI4&t=3s&fbclid=IwAR...

Exibições: 63

Respostas a este tópico

Bom vídeo! :))

RSS

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço