Escola de Redes

Todas as BIBLIOTECA HUMBERTO MATURANA páginas (10)

UMA TEORIA DA COOPERAÇÃO BASEADA EM MATURANA 2 Comentários

Este texto foi escrito por Augusto de Franco em 2001 e publicado na revista Aminoácidos, vol. 4 (Brasília: AED, 2002). A presente versão não foi revista. \ Faça o download do PDF (uma versão mais c… Exibir »

CONVERSAÇÕES... 7 - REFLEXÕES ÉTICAS FINAIS

Clique aqui para ler o capítulo anterior [][][] Quero fazer algumas considerações adicionais, quase como um resumo de tudo o que foi dito neste longo ensaio. Neste texto, afirmei que a vida humana é… Exibir »

CONVERSAÇÕES... 6 - A DEMOCRACIA

Clique aqui para ler o capítulo anterior [][][] As culturas são sistemas essencialmente conservadores. Alguém se torna membro de uma cultura seja ao nascer nela, seja ao incorporar-se a ela como jove… Exibir »

CONVERSAÇÕES... 5- ORIGEM DO PATRIARCADO (2)

Clique aqui para ler a parte anterior [][][] Façamos agora um paralelo entre as conversações definidoras da cultura patriarcal pastoril e da cultura matrística européia: || Conversações definidor… Exibir »

CONVERSAÇÕES... 5 - ORIGEM DO PATRIARCADO (1)

Clique aqui para ler o capítulo anterior [][][] A cultura matrística européia pré-patriarcal estava centrada no amor e na estética, na consciência da harmonia espontânea de todo o vivo e do não-vivo,… Exibir »

CONVERSAÇÕES... 4- O EMOCIONAR

Clique aqui para ler o capítulo anterior [][][] À medida que nos desenvolvemos como membros de uma cultura, crescemos numa rede de conversações, participando com os outros membros dela em uma contínu… Exibir »

CONVERSAÇÕES... 3 - CULTURA MATRISTICA E CULTURA PATRIARCAL

Clique aqui para ler o capítulo anterior [][][] Considerarei agora dois casos específicos. Um é a cultura básica na qual nós, humanos ocidentais modernos, estamos imersos - a cultura patriarcal europ… Exibir »

CONSERVAÇÕES... 2 - MUDANÇA CULTURAL 2 Comentários

Clique aqui para ler o capítulo anterior [][][] Se uma cultura, como modo humano de vida, é uma rede fechada de conversações, ela surge logo que uma comunidade humana começa a conservar uma rede espe… Exibir »

CONVERSAÇÕES... 1 - O QUE É UMA CULTURA?

Clique aqui para ler a parte anterior [][][] Nós, humanos, surgimos na história da família dos primatas bípedes à qual pertencemos quando o linguajear - como maneira de conviver em coordenações de co… Exibir »

CONVERSAÇÕES MATRÍSTICAS E PATRIARCAIS - APRESENTAÇÃO E INTRODUÇÃO

Este é o primeiro capítulo do livro de Humberto Maturana e Gerda Verden-Zoller (1993) intitulado Amar e Brincar: Fundamentos esquecidos do humano, traduzido e publicado no Brasil pela Palas Athena Ed… Exibir »

RSS

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço