Livros, textos, vídeos, palestras, cursos, consultorias e investigações de Augusto de Franco
Membros: 113
Última atividade: 19 Jun, 2019
Livros e textos de Augusto de Franco
Palestras de Augusto de Franco
Reinventando o desenvolvimento local
Festival de Ideias (2011-2013)
Contato: augustodefranco@gmail.com
Iniciado por Augusto de Franco. Última resposta de Pedro Henrique Ferreira 9 Jul, 2016.
Comentar
Acho que faz sentido, mas é uma metáfora do ponto de vista do desenvolvimento. Quando você entende as redes sociais e entende que o desenvolvimento é um metabolismo das redes, talvez não fique tão útil compará-las com o capital.
C acha que não faz mais sentido falar em Capital Social?
Acontece que eu escrevi esse texto, Rafael, no ano 2000. E foi só depois disso que comecei a investigar para valer as redes sociais. Então várias afirmações que faço no texto ficaram imprecisas diante do que descobri depois. Inclusive o conceito de Capital Social perde um pouco o sentido diante da redes sociais.
Augusto, acabei de fazer uma primeira leitura do seu texto 'Capital Social, leituras...'. Achei muito interessante o questionamento que você faz da sociologia como campo de explicação de uma alteração da comunidade rural para uma sociedade urbana e como o entendimento dos fenômenos sociais devem passar essencialmente por compreender a dinâmica das comunidades hoje formadas por diversidade enorme de interesses, conhecimento muito mais próximo de uma antropologia da cibercultura.
A verificação de padrões de organização e comportamento são recorrentemente analisados por você. Me reporto aqui a uma discussão no facebook onde o pertencimento a um campo de relações baseados na existência de uma esquerda contraposta a uma direita baseava-se principalmente em um padrão de relacionamento da pessoa com seus amigos 'militantes', sem relação necessariamente com uma compreensão racional da política como guerra, tal como praticada na nossa democracia representativa.
Não sei se entendi direito, mas gostaria também de certificar um comentário que tive impressão de ter lido de você não concordar com tudo escrito nesse texto e saber qual sua leitura hoje do que escreveu.
Grande abraço.
Augusto, acabei de ler Visconde partido ao meio e me lembrei de seu texto 'Você é o inimigo'. Já leu? http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=10692
A BIBLIOTECA AUGUSTO DE FRANCO está reestruturada! Ufa!
A BIBLIOTECA AUGUSTO DE FRANCO ainda não está reorganizada!
Muito bom aprender com você sobre rede. Esse mundo é amplo e estou dando os meus primeiros passos.
Valeu Augusto, pelos esclarecimentos! Vou buscar me inteirar sobre essas discussões.
Concordo, Helvécio. No entanto, aquela foi apenas uma sugestão para quem quer trabalhar com isso, não aqui nesta plataforma (que continua não sendo um site comercial) e sim em empreendimentos levantados com seus próprios esforços. Já fizemos aqui muitas discussões sobre o assunto (negócios e Escola-de-Redes). Como a E=R não tem direção, cada qual fará o que desejar e do jeito que julgar melhor: lá na sua praia. Que poderá também ser a nossa praia se desejarmos nos juntar às suas iniciativas... É a "lógica da abundância"! ;)
Bem-vindo a
Escola de Redes
© 2021 Criado por Augusto de Franco.
Ativado por
Você precisa ser um membro de BIBLIOTECA AUGUSTO DE FRANCO para adicionar comentários!