Escola de Redes

FAQ

1 - O QUE É? | É um programa inédito: uma leitura social (quer dizer, do ponto de vista da fenomenologia da interação social ou das redes sociais) da democracia, desde o seu surgimento em Atenas, passando pela sua reinvenção pelos modernos, até o esgotamento das formas representativas e a possibilidade atual de uma nova reinvenção.

2 - MAS EU NÃO MORO EM SÃO PAULO... | O programa é a distância. Você pode fazê-lo mesmo morando em Crateús, Wellington ou na Ilha da Madeira.

3 - NÃO ENTENDO NADA DE POLÍTICA, SERÁ QUE VOU CONSEGUIR ACOMPANHAR? | Sim, desde que entenda português (ler, escrever, interpretar textos) e tenha desejo de aprender.

4 - MAS EU NÃO TENHO MUITO TEMPO... | Você precisará dispor de 46 minutos por dia (ou 320 minutos por semana) em média. Serão 15 semanas. Mas você pode dividir seu tempo como quiser. Pode, por exemplo, dedicar ao curso somente os finais de semana.

5 - COMO VAI FUNCIONAR? | Serão 15 semanas, de 16 de junho a 22 de setembro de 2014. O curso é composto por indicações de leituras de textos, de testes e de filmes e vídeos (já existentes e inéditos). Haverá um texto semanal, um teste semanal e um vídeo semanal inéditos, confeccionados exclusivamente para o curso. Serão 15 textos, 15 testes e 15 vídeos inéditos: um para cada módulo. Todo módulo começa na segunda-feira e termina no domingo.

6 - PODEREI CONVERSAR COM ALGUÉM, ESCLARECER MINHAS DÚVIDAS? | Sim, toda quinta-feira a noite (das 20h00 às 22h00) haverá uma sessão interativa síncrona por vídeo (sistema rotativo) e chat com os netweavers envolvidos no programa (Augusto de Franco e seus amigos) e os inscritos. 

7 - MAS EU NÃO TENHO AS QUINTAS-FEIRAS LIVRES... | A sessão interativa das quintas-feiras não é obrigatória. Você pode fazer suas perguntas por escrito a qualquer momento e elas serão prontamente respondidas (também por escrito). Além disso, você pode conversar com os outros participantes.

8 - QUAL PLATAFORMA SERÁ UTILIZADA? | Isso é o mais legal. Em vez de uma plataforma de ensino a distância, utilizaremos basicamente o Facebook (e também o Twitter, sobretudo para perguntas). Os inscritos farão parte de um grupo secreto no Facebook, onde terão acesso aos textos, aos testes e aos vídeos.

9 - VOU TER QUE LER MUITOS TEXTOS GRANDES? | Só se você quiser. De obrigatório mesmo, haverá apenas um teste, um texto e um vídeo por semana. Serão 15 textos, 15 testes e 15 vídeos inéditos (confeccionados exclusivamente para o curso), um para cada módulo. 

10 - QUANDO VAI COMEÇAR? | O programa vai começar no dia 16 de junho de 2014. Mas você pode pegar o bonde andando e entrar depois, ainda que isso não seja o mais recomendado (pois você perderá sincronicidade com os outros participantes, ainda que não perca nada do conteúdo).

11 - E SE EU PERDER UMA SEMANA? | Não acontece nada, desde que você possa recuperar nas semanas seguintes (antes do final do programa, que será no dia 22 de setembro de 2014).

12 - QUAL É O PROGRAMAÇÃO? | O curso é baseado em quinze blocos de grandes perguntas fundamentais. Para conhecer a programação cliquehttps://www.sympla.com.br/democracia-e-redes-sociais__19789

13 - QUAL A ORIENTAÇÃO POLÍTICA (OU IDEOLÓGICA) DO PROGRAMA? | O curso não vai entrar em questões político-ideológicas, nem em assuntos políticos da conjuntura, guerra de partidos, eleições etc. É um curso teórico, relativamente aprofundado, sobre as invenções de democracia do ponto de vista social, quer dizer, das redes sociais. Ninguém precisa ficar preocupado: é garantido que assuntos da baixa política não vão comparecer no programa. Há um teaser sobre isso que você pode assistir no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=IvW4cPhKi9M

14 - QUAL É A BIBLIOGRAFIA BÁSICA DE REFERÊNCIA? | Há uma bibliografia básica de cerca de 40 textos clássicos sobre democracia, cuja leitura não é exigida nem antes e nem durante o programa, mas podem ser consultados como continuidade do processo de aprendizagem. Para conhecer esses textos - que, na sua maioria, serão disponibilizados a todos os inscritos em formato digital - que constituem referências para uma compreensão abrangente do pensamento democrático cliquehttps://www.sympla.com.br/democracia-e-redes-sociais__19789

15 - O CURSO VAI TRATAR ESPECIFICAMENTE DE REDES? | Sim, o tempo todo. E há dois módulos especialmente dedicados a isso. O Módulo 2 - Uma abordagem social da democracia e o Módulo 3 - A fenomenologia da interação em mundos altamente conectados.

16 - QUANDO AS INSCRIÇÕES VÃO SER ENCERRADAS? AINDA DÁ TEMPO? | Sim, as inscrições permanecerão abertas até o final de agosto (para quem quiser pegar o bonde andando). No entanto, recomenda-se acompanhar a turma que vai começar no dia 16 de junho e interagir (sem o que o inscrito perderá a dimensão de alterdidatismo do programa). Então, para otimizar os efeitos práticos, o prazo de inscrição (desejável) termina em 15 de junho de 2014.

17 - O PROGRAMA É PAGO? | Sim, embora não tenha fins lucrativos, existem custos que devem ser ressarcidos pelos participantes. O preço total (incluída a taxa) é 200,00 (aproximadamente: há centavos em virtude da taxa de administração do sistema Sympla de inscrições).

18 - JÁ FIZ MINHA INSCRIÇÃO, E AGORA ACONTECE O QUÊ? | Se você fez sua inscrição até 15 de junho de 2014, é só aguardar. No dia 16 de junho você será incluído no grupo secreto do Facebook e lá terá todas as orientações para continuar. Se você fizer sua inscrição depois dessa data, será incluído no grupo logo que seu pagamento for confirmado.

19 - QUEM É QUE ESTÁ PROMOVENDO ESTE PROGRAMA? | O programa de aprendizagem política DEMOCRACIA E REDES SOCIAIS é uma atividade do Labe=r Laboratório da Escola de Redes. Para ver outros cursos oferecidos pelo LABE=R clique no link http://net-hcw.ning.com/page/cursos Para saber o que é a Escola-de-Redes vá parahttp://escoladeredes.net/ 

20 - HAVERÁ CERTIFICADO? | Sim, haverá certificação para quem quiser e precisar (assim como Nota Fiscal Eletrônica).

Para fazer sua inscrição clique https://www.sympla.com.br/democracia-e-redes-sociais__19789

Há também um evento aberto aqui no Facebook onde você pode conhecer e interagir com as outras pessoas interessadas antes de começar o programa. Clique em DEMOCRACIA E REDES SOCIAIS

Exibições: 324

© 2018   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço