Escola de Redes

Informação

Nodo de párias

Leste é um grupo da Escola de Redes que não procura afinidade territorial, ou que lhe é impossível ter uma encontro pessoa a pessoa.Este grupo não é local, é glocal

Local: Nenhuma
Membros: 17
Última atividade: 16 Mar, 2010

Diz María Antonieta Mendívil em El papel omnipresente de los sistemas de información en lo glocal

"Robert Robertson, sociólogo autor de Globalización (1992), acuñó el término «glocalización», para referirse a la peculiar relación y correspondencia entre lo global y lo local.

Y es que hay dos maneras de acercarse al término glocal: una, como un asunto estratégico de mercado, que ante la globalización requiere adaptar los productos a las comunidades locales para ser aceptados; y dos, como el tipo de redes ciudadanas tejidas de manera virtual en el orbe, en un ámbito personal y de cercanía.

En el primer acercamiento, la globalización parecería un concepto más económico y territorial; en el segundo, un fenómeno que forma parte de la homogeneización de la información a través de las nuevas tecnologías, a las que tenemos acceso y control desde la individualidad.

No podemos soslayar un acercamiento en vista del otro. Porque ambas concepciones conviven bajo el eje que rige el tema de glocal: los sistemas de información."

O termo é resignificado por Augusto de Franco em seu livro A REVOLUÇÃO DO LOCAL

"O local é necessariamente o pequeno, mas não no sentido territorial ou populacional e sim no sentido daquilo que foi tornado pequeno por força de alta “tramatura” social."
A assertiva acima diz que o local é necessariamente o pequeno. Ora, isso parece estar em contradição com o que escrevi há três anos, em “Por que precisamos de desenvolvimento local integrado e sustentável”. Naquela ocasião afirmei que “a palavra ‘local’... não é sinônimo de pequeno e não alude necessariamente à diminuição ou redução. O conceito de local adquire, pois, a conotação de alvo socioterritorial das ações e passa, assim, a ser retrodefinido como o âmbito abrangido por um processo de desenvolvimento em curso, em geral quando esse processo é pensado, planejado, promovido ou induzido” (1). Neste sentido, afirmei ainda que “de certa maneira, todo desenvolvimento é local, seja este local um distrito, um município, uma microrregião, uma região de um país, um país, uma região do mundo” (2).
Minha investigação dos últimos anos, entretanto, vem revelando que o local é necessariamente o pequeno, mas não no sentido territorial ou populacional e sim no sentido daquilo que foi tornado pequeno por força de alta “tramatura” social.
Continuar lendo

Fórum de discussão

El verbo ciudadadano 1 resposta 

Iniciado por Carlos Boyle. Última resposta de Carlos Boyle 4 Mar, 2009.

LAS REDES DE DIÁLOGO COMO HERRAMIENTA DE CAMBIO DE LAS FORMAS DE “VER Y ACTUAR”: 1 resposta 

Iniciado por Carlos Boyle. Última resposta de Carlos Boyle 29 Dez, 2008.

Lei do terceiro excluído

Iniciado por Carlos Boyle 21 Dez, 2008.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Nodo de párias para adicionar comentários!

 

Membros (17)

 
 
 

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço