Escola de Redes

Software Livre para Iniciativas Comunitárias de Cultura

 

Em 2010, foi publicado o então inédito Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, coordenado pelo Ministério da Cultura e Fundação Getúlio Vargas. O número de Bibliotecas Comunitárias, no entanto, é algo que nunca foi aferido oficialmente. 

 

Isso vai mudar. A Fundação Biblioteca Nacional lançou em seu site um formulário para cadastro.  Contabilizar o número de Bibliotecas Comunitárias promete ser um importante passo no fortalecimento deste tipo de iniciativa.

 

A Internet abriga o site da  Rede Brasil de Bibliotecas Comunitárias, que reúne gente de todo o país interessado na iniciativa – já são 800 membros e a expectativa é de que, ainda esse ano, a Rede virtual conte com uma estrutura física. Ajudo a fomentar esse espaço desde 2009, e convido a todos a conhecê-lo.

 

Entre os debates que acontecem atualmente na Rede, está a construção de um Software Livre para a Gestão das Bibliotecas Comunitárias, algo que pretende facilitar e orientar melhor o trabalho desenvolvido nessas experiências. Abaixo, um 'tutorial' de como vocês aqui da ER podem me ajudar a construí-lo, apoiando na votação dessa ferramenta em uma competição solidária de iniciativas tecnológicas, o Mootiro.

 

Conto com seu apoio! Um abraço, e até mais...

 

Abraão Antunes

Articulador da RBBC - http://rbbconexoes.ning.com

 

--

 

Para votar na ideia:


1) Cadastre-se no site ‘mootiro’, acessando o link: http://vote.mootiro.org/conta/entrar/ ;
2) Na opção ‘Criar conta’, preencha os dados básicos;
3) Na tela ‘Minha página’ insera informações sobre a sua organização;
4) Com o perfil atualizado, clique na opção superior, ‘Início’. Escolha a opção nº 10 – ‘Gestão de Bibliotecas’, e mais duas que considerem interessantes. Clique em ‘votar’, e pronto. caso queira dê sua opinião.

 

O projeto melhor avaliado será desenvolvido gratuitamente… mas mesmo que não conseguirmos, a distribuição do programa será grátis; teremos outros financiadores, então.

Exibições: 81

Responder esta

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço