Escola de Redes

E V E N T O = C O N F I R M A D O

POUSADA LOTADA, MAS AS ALTERNATIVAS SÃO TANTAS...

Pessoal, a Pousada Araucária, onde faremos o 4 Simpósio da E=R, já está lotada. Mas quem não fez sua reserva pode ficar em vários outros lugares (é o que não falta). Abaixo seguem todas as informações de hospedagem alternativa, algumas bem melhores inclusive (e outras mais ou menos). Quem ficar em outro local, dorme lá e vai para a Araucária cedo.

No link abaixo tem 4 campings, 20 hotéis ou pousadas.

Pessoas conectadas à Escola-de-Redes, interagindo no LABE=R no âmbito do NEXT do NEXT, resolveram propor a realização de um Quarto Simpósio da E=R. Os simpósios da E=R aconteciam sempre em Campos de Jordão, no final de junho. Mas este vai acontecer em São Luis do Paraitinga, agora em dezembro de 2014, entre os dias 12 e 14.

Como todo simpósio da E=R será um encontro sem pauta (mas não sem assunto).

É um encontro só para quem está tendo o desejo (e um entendimento profundo da oportunidade) de conversar sobre como ficaram e ficarão as configurações dos campos sociais e das bolhas interativas neste novo período que se iniciou após os grandes swarmings de junho de 2013 e do contra-vapor das eleições de 2014. Mas - atenção! - não para discutir política no sentido usual do termo.

Pode ser também uma oportunidade para filmar o "Hierarquia 2"; ou melhor, talvez, uma espécie de Small Bang (atualizado, modificado, concretizado). Para quem não leu, o SMALL BANGS está aqui: http://goo.gl/Pzx0lI.

Cabe esclarecer que simpósio (em grego: συμπόσιον, transl. sympósion) é um termo que se referia, na Grécia Antiga, a uma festa onde se bebia (o verbo grego sympotein significa "beber junto"). E é claro, conversar. Para quem não bebe alcoólicos, pode ser beber chá de erva cidreira, camomila, espinheira-santa ou cafés especiais (como ocorria nos simpósios de 2010 e 2011).

O Quarto Simpósio começará a partir das 18h00 do dia 12 de dezembro, e continuará no dia 13 e no dia 14 (até a tarde, por volta das 16h00). Os horários de chegada e partida não são rígidos. Mas é bom chegar na sexta mesmo.

INSCRIÇÕES: Basta confirmar participação no campo de comentário abaixo, as reservas de hospedagem serão feitas diretamente pelo interessado na pousada onde ocorrerá o evento ou em outra de sua preferência.

LOCAL: Pousada Araucária - http://www.araucariapousada.com.br/
Rua Renato de Aguiar, 500 - São Luis do Paraitinga - SP
(12) 3671-1501 | (12) 9 9142-8024 | (11) 9 6422-9828
contato@araucariapousada.com.br

Há um número limitado de vagas para quem quiser se hospedar no local do Simpósio. Por isso, será legal que quem não for em casal ou em família diga na reserva que aceita ficar em quarto coletivo com outros participantes do simpósio (apartamentos de 3 ou 4 pessoas).

PACOTE PARA O SIMPÓSIO: R$140/pessoa | R$280/casal, incluso cafés da manhã, de sexta (a noitinha) até domingo (a tardinha).

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE O SIMPÓSIO

1 - Por que São Luis do Paraitinga

Procuramos um local no eixo RJ-SP, que fosse bem barato (foi opção de quase todos que responderam a consulta), tranquilo e de fácil acesso. Não encontramos um local com tais características num ponto equidistante das duas cidades (distantes 432 Km). Então começamos a procurar cidades com menos de 50 Km do eixo (a Via Dutra). Um local cujas condições alguém tivesse verificado (ou pudesse verificar) pessoalmente. Achamos então essa cidade histórica da foto (fundada em 1769) a 40 Km de Taubaté, na Serra do Mar (a 182 Km de São Paulo e 330 Km do Rio de Janeiro) e fomos lá verificar. E o que verificamos vamos contar abaixo.

1.1 - A cidade escolhida é de fácil acesso: todas as vias são asfaltadas e há apenas 40 Km de estrada simples (todo o restante é duplicado para quem vem de qualquer capital do Sul, Sudeste ou Centro-Oeste por via terrestre).

1.2 - A pousada escolhida (Araucária) é próxima do centro histórico da cidade (dá para ir a pé).

1.3 - A pousada escolhida é rústica, mas adequável às necessidades do simpósio. Pelo preço (R$ 70,00 a diária com café da manhã completo incluído) dificilmente se conseguiria um lugar melhor (é praticamente o mesmo preço do Hostel da cidade). Os quartos têm banheiro, TV e Frigobar. Existe conexão wifi banda-larga (4 Mega).

1.4 - É possível contratar restaurante barato para trazer (ou fazer) as refeições no local ou ir de a pé (10 minutos) a vários restaurantes. A Pousada serve lanches rápidos e café expresso a preços módicos. Pode-se usar a cozinha para preparar refeições ligeiras.

1.5 - Há a disponibilidade de 12 quartos com capacidade para mais ou menos 30 pessoas, com as seguintes configurações:

- 8 quartos com 1 cama de casal + 1 cama de solteiro (que pode ser retirada)

- 2 quartos com 1 cama de casal + 2 camas de solteiro

- 2 quartos com 1 cama de casal + 1 cama de solteiro + 1 beliche (2 camas).

1.6 - Existem opções de hospedagem relativamente próximas (para quem não quer ficar na Araucária ou caso a pousada escolhida fique lotada).

1.7 - A pousada está aguardando as reservas (confirmadas mediante envio de e-mail e pagamento de 50% do valor do pacote por depósito bancário). Para o pagamento de despesas extras, a pousada aceita cheque e dinheiro. Mas é bom fazer as reservas o quanto antes, pois a pousada não poderá ficar esperando indefinidamente (talvez no máximo até 1 semana antes do início do evento, sendo que as opções de quartos com configurações desejadas vão se reduzindo com o passar do tempo).

2 - Por que não fazer o simpósio em outro lugar: menos rústico, mais equidistante de SP e RJ etc.

2.1 - A ideia de manter o lugar tradicional (Campos do Jordão) foi descartada em razão da faixa de preço preferida na consulta (é impossível conseguir um local com as mesmas condições).

2.2 - O mesmo vale para a tentativa de encontrar um lugar mais equidistante de SP e RJ (com o acréscimo de que não conseguimos ou não conseguiríamos verificar as condições in locu: e só pela internet ou por telefone é fria).

3 - Como resolver o problema dos coffee breaks e refeições

3.1 - A pousada oferece (incluído na diária) café da manhã completo e vende a preços módicos café expresso especial (R$ 2,50), lanches rápidos e bebidas. Também pode oferecer (gratuitamente) cafezinho em garrafa térmica.

3.2 - As pessoas (nós) podemos levar lanches, guardar nos frigobares e colocar em comum (ou não) em determinadas horas (segundo a programação alimentar, hehe, sugerida mais adiante neste post): manteiga, queijos e frios, pastas e geleias, pães, biscoitos, bolos e doces, torradas, frutas naturais, frutas artificiais, chás etc.

3.3 - Para ajudar a equacionar o problema sugerimos a seguinte programação de segurança alimentar e nutricional (hehehe):

Sexta-feira, 12 de dezembro
18h00 - Na chegada (as pessoas podem chegar antes ou depois) já vai ter cafezinho com língua.
20h30 - Pizza no local do encontro (será pedida pelo Disk Pizza e entregue pelo restaurante Sabor Caipira)
22h30 - Chá de Capim Cidreira (ou outros)

Sábado, 13 de dezembro
08h00 - Café da Manhã (fornecido pela pousada)
10h30 - Coffee break (compartilhamento dos alimentos trazidos por cada pessoa: uma das práticas que nos tornou humanos, hahaha)
13h00 - Almoço no local do encontro (será pedido e entregue no local pelo restaurante Sabor Caipira ou pelo restaurante Sol Nascente).
16h30 - Coffee break (idem ao das 10h30).
20h30 - Jantar fora, no restaurante Cantinho dos Amigos (a 10 minutos a pé da pousada, atravessando bucólica ponte sobre o rio Paraitinga): cada qual pede o que quer e paga a sua conta, racha ou sabe-se lá.
22h30 - Chá de Capim Cidreira (ou outros)

Domingo, 14 de dezembro
08h00 - Café da Manhã (fornecido pela pousada)
10h30 - Coffee break (igual aos do sábado)
14h00 - Almoço no local do encontro (será pedido e entregue no local)
16h00 - Saída da pousada

4 - Outras observações

4.1 - O simpósio é, fundamentalmente, para comer, beber e conversar. Não há pauta ou programação de conteúdo, mas há um assunto. Transcrevendo para cá:

"É um encontro só para quem está tendo o desejo (e um entendimento profundo da oportunidade) de conversar sobre como ficaram e ficarão as configurações dos campos sociais e das bolhas interativas neste novo período que se iniciou após os grandes swarmings de junho de 2013 e do contra-vapor das eleições de 2014. Mas - atenção! - não para discutir política no sentido usual do termo. Será também uma oportunidade para filmar o "Hierarquia 2"; ou melhor, talvez, uma espécie de Small Bang (atualizado, modificado, concretizado). Para quem não leu, o SMALL BANGS está aqui: http://goo.gl/Pzx0lI "

4.2 - Quem puder, deve levar garrafa térmica (para termos vários tipos de chás) e quem quiser também pode levar bebidas: quem gosta de vinho, por exemplo, pode levar algumas garrafas de Henri Jayers Richebourg (Grand Cru, é claro), mas na falta deste serve também Henri Jayer Vosne-Romanee, hehehe. Quem gosta de Whisky pode levar, por exemplo, um malte Glenfiddich Janet Sheed Roberts Reserve 1955, hihihi. Na falta de tudo, pode levar pinga mesmo. Cerveja e refrigerantes a pousada tem para vender.

4.3 - Além das TVs nos quartos a pousada tem uma TV grande. Vamos levando, um cabo HDMI por via das dúvidas (embora nosso negócio lá seja conversar).

4.4 - Pensamos também levar umas esteiras. Quem tiver esteiras de palha ou panos de praia pode levar, pois achamos um lugar legal na nascente (sim, a água lá é mineral, de uma nascente dentro do terreno) onde é possível conversar à sombra de um bambuzal (tomando cuidado com as bananas, porque lá tem macaquinhos que não costumam respeitar a propriedade alimentar alheia). Quem tiver cadeirinhas de praia (daquelas que desmontam) pode levar também, se quiser sentar numa cadeirinha de praia ao lado de uma y-panema no meio da montanha (sim, o lugar fica entre montanhas: é quase uma voçoroca gigante).

4.5 - Augusto vai imitar o Sergio Venuto é levar apetrechos para fazer café (sabe-se lá, pode ser útil). Ele vai levar também um pó de café Sumatra Dark (mas vai cobrar 10 real de quem quiser bicar tal iguaria, haha).

Ufa! Acho que é isso por enquanto.

ATENÇÃO: NÃO FAÇAM SUAS RESERVAS SEM CONFIRMAR PRESENÇA NO CAMPO DE COMENTÁRIOS ABAIXO.

Façam suas reservas por e-mail contato@araucariapousada.com.br Qualquer dúvida falem com Felipe por telefone: 12 3671-1501 ou 12 964229828 ou também 12 997597444 ou ainda 12 991428024. Ufa de novo!

Exibições: 1055

Responder esta

Respostas a este tópico

Já fiz a minha, eu e Caren Caren Lissa... ;)

Também já fiz a minha, eu e eu. Mas o pessoal todo que já confirmou no grupo do NEXT do Facebook não vai (nem precisa) replicar aqui sua confirmação.

Ninguém se anima?

Prezados

Sou uma das professoras que esteve no Peru - Lima - no Congresso sobre Pensamento CVomplexo

Entrei em diversos sites para poder me comunicar com algumas professoras que integram a escola de redes - e que estavam presentes no evento.

Gostaria de saber se esse canal é o mesmo, ou estamos tratando de coisas diferentes.

As educadores que estavam no congresso são da Universidade federal de Goiãnia.

att manon toscano

Esta é uma publicação para tratar do Quarto Simpósio da Escola-de-Redes, Manon. 

Nossa , eu me animei muito. Nunca fui em nenhum simpósio... Ando lendo muito sobre o assunto aqui na rede. Seria uma oportunidade excelente de trocar ideias tomando bons vinhos. Hihihi

Bom dia,Stéphanie eu tambem nunca fui em nenhum simpósio ,fiquei animadissima,sempre estou lendo na rede e está seria uma oportunidade de fazermos novos amigos e papearmos com bons vinhos ou um cafézinho kkkk abraços.

Vamos lá pessoal! Ora de tomar a decisão e partir para a ação, hehe.

Quero participar!

Tentarei participar em todos os dias, porém acredito que o dia 14 está confirmado.

Mas dia 14 é o dia do encerramento. Legal chegar antes, porque se trata de um encontro de conversações e não de assistir exposições.

Antonio de Oliveira disse:

Tentarei participar em todos os dias, porém acredito que o dia 14 está confirmado.

eu quero muito participar!!

estou aguardando a confirmação de uma amiga para que possamos viajar juntas!!

Augusto de Franco disse:

Mas dia 14 é o dia do encerramento. Legal chegar antes, porque se trata de um encontro de conversações e não de assistir exposições.

Antonio de Oliveira disse:

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço