Escola de Redes

Um curso para descobrir se devemos melhorar ou mudar a educação do ponto de vista das redes

Todas as áreas da atividade humana estão sendo impactadas pelas mudanças que vêm ocorrendo na sociedade neste início do terceiro milênio, inclusive a chamada educação. É inevitável que processos de ensino e de aprendizagem sejam também transformados.

Para perceber quais as novas direções que essas transformações tomarão, é necessário conhecer as principais críticas que foram feitas à educação tradicional, sobretudo no último século. Existem autores que questionaram os velhos processos educativos cujos pensamentos não podemos deixar de conhecer para entender quais são os seus pontos críticos. É possível identificar cerca de uma dúzia de textos fundamentais que sintetizam as visões desses novos pensadores da educação, como:

Tolstoi e os críticos da invenção da educação pública,

- Foucault e os que denunciaram o uso da educação como adestramento,

- Carl Rogers e os que mostraram por que a escolarização é despessoalizante,

- John Holt e os que perceberam que ensinar não produz aprendizagem,

- Ivan Illich e os teóricos do unschooling que revelaram que o problema não está somente na escola e sim na sociedade escolarizada,

- Krishnamurti e os não-cognitivistas,

- George Siemens e os conectivistas,

- Maturana e os demais interativistas que surgiram a partir do desenvolvimento da nova ciência das redes.

Se encontrarmos as sementes de mudança que foram plantadas por esses pensadores heterodoxos da educação, ficará mais fácil vislumbrar os novos caminhos que podemos seguir em nossas práticas educativas atuais para ficar sintonizados com a mudança que está vindo, em especial agora que a sociedade está ficando mais interativa e que a inteligência artificial vai se encarregar de muitas das tarefas que sempre foram executadas por nós. Mais um motivo para tentarmos descobrir quais são as características de uma aprendizagem tipicamente humana, que nunca poderá ser realizada por máquinas ou programas inteligentes.

Como é difícil, na nossa vida atual, tirar um tempo dos nossos afazeres para estudar sozinhos os escritos desses autores, estamos propondo lê-los e comentá-los juntos, em uma espécie de comunidade de aprendizagem sobre as novas formas de aprendizagem.

Tudo isso tem um lado muito prático: descobrir o que já podemos fazer agora, em nossas casas e em nossos locais de estudo e convivência, para ficar a favor da mudança, saindo das caixas onde a chamada educação foi aprisionada.

Esse programa de leitura conjunta e reflexão compartilhada será feito exclusivamente no Facebook (você será adicionado em um grupo secreto que será criado até o início do curso). Serão 13 sessões semanais ao vivo (que ficarão gravadas para consulta a qualquer hora), totalizando uma jornada de aproximadamente 3 meses.

COMO VAI FUNCIONAR

Durante 13 quartas-feiras (de 30/05/18 a 22/08/18), sempre às 20h, faremos um encontro online ao vivo, com até 2h de duração, no qual vamos nos debruçar sobre uma síntese dos escritos fundamentais dos novos pensadores heterodoxos da educação que contribuem para uma visão inovadora da aprendizagem humana.

Todo o conteúdo básico e o material adicional (gravações, livros, textos, questões, filmes, documentários etc.) estarão disponíveis em um grupo secreto do Facebook, do qual você fará parte, incluindo as sínteses dos textos de cada autor.

Caso você não possa estar ao vivo em algum encontro online, não haverá problema: a gravação ficará disponível no grupo de nossa comunidade no Facebook para você assistir quando e quantas vezes quiser. E de lá você ainda poderá interagir com os outros participantes e enviar suas dúvidas e contribuições.

Também vamos disponibilizar textos complementares e questões provocativas que ajudem no aprofundamento dos temas.

Para fazer sua inscrição clique no link: http://humana.social/para-onde-vai-a-educacao/#oferta

Exibições: 304

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde. Fiz a minha inscrição, mas não recebi o mencionado código de acesso por e-mail. devo aguardar?

O programa só começa no dia 30 de maio. Até lá você receberá tudo que for necessária. Qualquer dúvida ou dificuldade mande um e-mail para marcelomaceo@gmail.com

Abraços

João Candido P. Castro disse:

Boa tarde. Fiz a minha inscrição, mas não recebi o mencionado código de acesso por e-mail. devo aguardar?

Olá,

Fiz minha inscrição à pouco usando o PagSeguro, recebi um SMS do banco dizendo que a cobrança foi feita, mas recebi também um email do PagSeguro que o pagamento foi rejeitado pelo Banco. Pode por favor verificar se a inscrição está confirmada ou devo fazer novamente?

Vamos ver isso, Marco Antonio. Aguarde. Temos tempo ainda. Abraços.

Marco Antonio Carvalho disse:

Olá,

Fiz minha inscrição à pouco usando o PagSeguro, recebi um SMS do banco dizendo que a cobrança foi feita, mas recebi também um email do PagSeguro que o pagamento foi rejeitado pelo Banco. Pode por favor verificar se a inscrição está confirmada ou devo fazer novamente?

Ok, fico na escuta!

Grato

Augusto de Franco disse:

Vamos ver isso, Marco Antonio. Aguarde. Temos tempo ainda. Abraços.

Olá,

João, tudo joia?

Sua inscrição está confirmada. Verifiquei que todos os emails enviados não foram abertos. Provavelmente é porque o hotmail está tratando nossas mensagens como spam ou no lixo eletrônico. Eu reenviei um dos emails o de confirmação, mas depois verifique estas pastas para ver se encontra nossos emails, e também adicione nosso endereço de email dos seus contatos ou remetentes confiáveis.

Qualquer dúvida pode nos procurar no email contato@humana.social que lhe darei todo suporte necessário.

Abs!

João Candido P. Castro disse:

Olá Marco, tudo joia?

Correto! O pedido não foi processado aqui. Algo ocorreu na comunicação entre o pagseguro e a operado do cartão. Poderia tentar novamente? Caso tenha qualquer problema me procure no contato@humana.social que lhe ajudo de outra forma.

Grande abraço!

Olá,

Inscrição refeita!

Maravilha Marcos!!!!

Inscrição refeita!

Responder à discussão

RSS

© 2018   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço