Escola de Redes

COMO PODEMOS UTILIZAR A DINÂMICA DE REDES A FAVOR DA EDUCAÇÃO?

Alô! Pessoal,

 

    Muito se fala em tecnologia e suas contribuições para o mundo. Ultimamente o interesse pelo conceito de redes tem crescido quase que exponencialmente. A minha questão é: Como compreender essa dinâmica e aplicá-la a favor da educação? Vamos debater? Gostaria que quem participasse, em seu primeiro post, deixasse dita a ocupação, pode ser?

Exibições: 268

Responder esta

Respostas a este tópico

sou professor.

eu acho que em escola há momentos de solidão, não aquela que propicia a reflexão pessoal, de aprofundamento de nossos pensamentos, mas me refiro àquela da pratica individual isolada, das gavetinhas. Falo do cotidiano, das experiencias, mas que se perdem no individualismo. Pra começar a gente vê a escola como se fosse uma parte, uma porção isolada do mundo.

 

Creio que exatamente por causa desses momentos de solidão é que devemos por em prática projetos que integrem os professores e alunos, junto as suas famílias. A questão é quebrar paradigmas e pô-los em prática. Não estaria à hora de pensarmos a internet, por exemplo, como uma ferramenta efetiva da prática pedagógica? Utilizarmos facebook, twitter e outras redes a nosso favor?
Oi Anderson, não tem muito tempo que fiz a convergência entre a teoria de Redes e as práticas que me envolvo há anos. Por um lado isso é muito bom pois essas referências ajudaram a manter as convicções e ampliar possibilidades de ação. Caso seja do seu interesse segue em anexo um artigo que escrevi em 2005 e que discute uma prática desenvolvida em Rede na Educação.

Empreendedorismo Socioambiental - Experiências com projetos no Ensino Médio.

http://www.4shared.com/folder/yoOCvQ9J/_online.html

Caro Carlos Mourthe,

      Agradeço a tua informação e vou ler teu artigo, assim podemos ampliar nossa discussão a respeito do tema.

 

 

Empreendedorismo Socioambiental - Experiências com projetos no Ensino Médio.

http://www.4shared.com/folder/yoOCvQ9J/_online.html

Oi Anderson, criei um Grupo aqui na E_R, onde estamos discutindo plataformas de redes interativas. Publiquei lá um artigo que contextualiza a educação nestes ambientes.

 

abs

Olá Ericsson,

   Você pode me enviar o nome desse artigo? Vou lê-lo e discutimos a seguir, pode ser?

 

Coloquei um link para ele na palavra artigo na mensagem anterior. Clica nela lá, que vai te redirecionar para o slideshare, onde está hospedado o artigo...

 

abs

Sugiro que veja meu tópico sobre uma rede social criada para o fortalecimento de in.... Estamos ainda engatinhando enquanto rede, mas as pessoas que a compõem já somam décadas de luta pela educação popular, e eventualmente trabalhando em redes - ainda que não as virtuais.

Ainda esse ano teremos algo mais sólido e sistematizado para lhes repassar! Por enquanto, fica a dica de conhecer o site da Rede Brasil de Bibliotecas Comunitárias - http://rbbconexoes.ning.com/.

Abraços,

 

Abraão

Sou educador de formação, mas no momento não trabalho profissionalmente com educação. Voluntariamente, junto com alguns amigos estamos estabelecendo uma interação interessante com uma comunidade carente na cidade onde trabalho. São adultos, recém-egressos de um programa de alfabetização e nosso enfoque tem se baseado na premissa de que o conhecimento se faz com perguntas, um pouco na linha do que propõe o Zé Pacheco, na Escola da Ponte. Trabalhamos com filmes que servem de estimuladores das conversas. Tem sido muito rico, mas procuro mais elementos para trabalhar numa perspectiva do conhecimento em rede. Por enquanto, mesmo com algumas leituras sugeridas aqui e em outros lugares, tem sido tudo muito intuitivo.

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço