Escola de Redes

Este Fórum foi criado apenas para registrar as novidades diárias da homepage deste site da Escola-de-Redes. Ocorre que parte da nossa trajetória estava sendo apagada na medida da entrada diária de "novas novidades". Agora, quando são apagadas lá, passam para cá.

Exibições: 3352

Responder esta

Respostas a este tópico

8.684 PESSOAS CONECTADAS

Atenção: o site da rede não é a rede!

Para se conectar aqui é necessário ler até o fim a página Sobre a constituição da Escola-de-Redes. Se você não estiver disposto(a) a ler todos os textos da página linkada até o fim, não se registre nesta plataforma. Leia também o texto recente (07/11/2011) Uma nova proposta para a Escola-de-Redes.

 

Identidade visual da E=R. Para acessar clique aqui.

 

9.421 PESSOAS CONECTADAS

Atenção: o site da rede não é a rede!

Para se conectar aqui é necessário ler até o fim a página Sobre a constituição da Escola-de-Redes. Se você não estiver disposto(a) a ler todos os textos da página linkada até o fim, não se registre nesta plataforma. Leia também o texto (de 07/11/2011) Uma nova proposta para a Escola-de-Redes.

NÃO SE REGISTRE USANDO E-MAIL QUE VOCÊ NÃO USA REGULARMENTE

Identidade visual da E=R. Para acessar clique aqui.

.

Muito bom, sou iniciante na E = R, mas ja o vendo que posso apreender muito com todos, grato a todos por mim aceitarem...

9.663 PESSOAS CONECTADAS

Atenção: o site da rede não é a rede!


Para se conectar aqui é necessário ler até o fim a página Sobre a constituição da Escola-de-Redes. Se você não estiver disposto(a) a ler todos os textos da página linkada até o fim, não se registre nesta plataforma. Leia também o texto (de 07/11/2011) Uma nova proposta para a Escola-de-Redes.

NÃO SE REGISTRE USANDO E-MAIL QUE VOCÊ NÃO USA REGULARMENTE

Identidade visual da E=R. Para acessar clique aqui.

 

 

.

Pessoal gostaria de uma ajuda pois to meio perdido no site, por gentileza alguem pode mim ajudar a fazer uma boa navegação e pesquisa.

10.739 PESSOAS CONECTADAS

Atenção: o site da rede não é a rede!


Para se conectar aqui é necessário ler até o fim a página Sobre a constituição da Escola-de-Redes. Se você não estiver disposto(a) a ler todos os textos da página linkada até o fim, não se registre nesta plataforma. Leia também o texto (de 07/11/2011) Uma nova proposta para a Escola-de-Redes.

NÃO SE REGISTRE USANDO E-MAIL QUE VOCÊ NÃO USA REGULARMENTE

Identidade visual da E=R. Para acessar clique aqui.

 

Link para chamadas Ning

 

 Às 20h00 de 8 de abril de 2014

.

10.867 PESSOAS CONECTADAS

Atenção: o site da rede não é a rede!


Para se conectar aqui é necessário ler até o fim a página Sobre a constituição da Escola-de-Redes. Se você não estiver disposto(a) a ler todos os textos da página linkada até o fim, não se registre nesta plataforma. Leia também o texto (de 07/11/2011) Uma nova proposta para a Escola-de-Redes.

NÃO SE REGISTRE USANDO E-MAIL QUE VOCÊ NÃO USA REGULARMENTE

Identidade visual da E=R. Para acessar clique aqui.

 

Link para chamadas Ning

 

11.597 PESSOAS CONECTADAS

Atenção: o site da rede não é a rede!


Para se conectar aqui é necessário ler até o fim a página Sobre a constituição da Escola-de-Redes. Se você não estiver disposto(a) a ler todos os textos da página linkada até o fim, não se registre nesta plataforma. Leia também o texto (de 07/11/2011) Uma nova proposta para a Escola-de-Redes.

NÃO SE REGISTRE USANDO E-MAIL QUE VOCÊ NÃO USA REGULARMENTE

Identidade visual da E=R. Para acessar clique aqui.

Esta plataforma Ning da E=R custa 60 dólares mensais. Nunca foi cobrado nada de ninguém. Pagou-se 20 mil reais até agora (10/02/2015).

Link para chamadas Ning

 

Leia a mensagem enviada em 10/03/2011:

 
Se você entrou na Escola-de-Redes, por favor, leia até o fim - antes de fazer qualquer coisa aqui - o texto Sobre a constituição da Escola-de-Redes.


1 => Arquivo das novidades (registro dos destaques na homepage da E=R a partir de 26/04/09)

2=> As 5 "tarefas" iniciais sugeridas aos membros da Escola-de-Redes

3=> Visões sobre o Simpósio 2009 na Escola-de-Redes | Vídeos do Simpósio | Fotos do Simpósio: aqui e aqui

4=> 1 ano do lançamento da Escola-de-Redes

5 => Impressões sobre a CIRS (2010) - Conferência Internacional sobre Redes Sociais

6 => Visões do Simpósio 2010 na Escola-de-Redes

7 => Escola-de-Redes 5000 Reloaded

 

8 => Impressões sobre a CIRS2 (2011) | Videos da CIRS2

 

9 => Notícias do Terceiro Simpósio 2011 na E=R

ATENÇÃO | Antes de postar qualquer mensagem aqui leia até o fim o texto Sobre a Constituição da Escola-de-Redes.


AS 5 ATIVIDADES DAS PESSOAS CONECTADAS À ESCOLA-DE-REDES

Quando se lê abaixo Conectamos, Facilitamos, Organizamos, Promovemos, Estimulamos, deve-se entender que a E=R não faz nada disso: são as pessoas conectadas à E=R que fazem (ou não fazem) algumas dessas coisas (ou várias delas):

a) Conectamos pessoas interessadas em conhecer mais sobre redes sociais (seja pelo estudo, pela investigação teórica, pela experimentação ou, inclusive, pela vivência-em-rede) e em compartilhar tal conhecimento com outras pessoas interessadas em conhecer mais sobre redes sociais;

b) Facilitamos a livre interação horizontal entre as pessoas e estimulamos a criação de nodos (clusters territoriais ou temáticos) voltados aos objetivos da escola, os quais – em virtude do compartilhamento de agendas – podem vir a se tornar verdadeiras comunidades de aprendizagem (de vez que a rede geral composta por todos os seus conectados não conseguirá ter a densidade de interações suficiente para gerar comunidade);

c) Organizamos uma biblioteca on line que contém textos e vídeos de estudiosos das redes, itinerários pessoais ou coletivos de leitura e histórias de vida com depoimentos de nossas relações pessoais com as redes;

d) Promovemos cursos (inclusive on line) e atividades presenciais como encontros, simpósios e conferências sobre redes sociais e temas diretamente relacionados; e, por último,

e) Estimulamos a conexão de uma pequena multidão de pessoas de sorte a criar uma efervescência capaz de ensejar a eclosão de certos fenômenos próprios de redes altamente distribuídas (um desses fenômenos, por certo, é o clustering, mas há outros, como o swarming, o crunching, a autoregulação emergente e, quem sabe, a capacidade de multiplicação em cadeia de hubs, inovadores e netweavers) e, ainda, a criação de uma base potencial de crowdsourcing que consiga intensificar a criação de novas tecnologias de netweaving.

Se você entrou na Escola-de-Redes, por favor, leia até o fim - antes de fazer qualquer coisa aqui - os textos da página Sobre a constituição da Escola-de-Redes.


Regras da Escola-de-Redes são orientações baseadas em acordos de convivência considerados automaticamente aceitos por quem se conecta aqui. Quem não aceitar não deve se conectar. Quem violar as regras será suspenso do site (mas não da rede, posto que isso é impossível já que a Escola-de-Redes não tem nenhum mecanismo de representação, coordenação ou direção).


REGRAS

1 - Concordar com o propósito da escola (seu objetivo e escopo).

2 - Conectar pessoas ou redes de pessoas (nunca instituições hierárquicas) de modo distribuído – o que compreende estrutura (forma de organização distribuída) e dinâmica (modo de regulação pluriárquico). O modo de regulação pluriárquico, compatível com a topologia distribuída, não adota procedimentos e mecanismos que produzam artificialmente escassez, como a votação, o sorteio, o rodízio ou a construção administrada de consenso.

Para saber se você concorda com os objetivos e o escopo da Escola-de-Redes é necessário ler o texto Sobre a Constituição da Escola-de-Redes.

ACORDOS SUGERIDOS PELO "BOM-SENSO EM REDE"

A - Não fugir do assunto (publicando textos, fotos, vídeos ou eventos que não tenham a ver com o tema da escola).

B - Não fazer propaganda política, de produtos comerciais ou de instituições.

C - Não ficar abrindo indiscriminadamente fóruns (preferindo sempre usar o blog).

D - Não panfletar a rede (replicando a mesma mensagem para várias pessoas).

E - Não se comportar como troll e nem responder suas provocações:

Don't feed the trolls.

F - Não "pescar em aquário"


PRINCÍPIOS UNIVERSAIS DE UM ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO NÃO-AUTOCRÁTICO

I - Valorizar a liberdade de opinião e respeitar a divergência de pontos de vista.

II - Travar o debate com urbanidade e gentileza. Não devem ser admitidos ataques pessoais e mensagens grosseiras e ofensivas.

III - Não usar os instrumentos de conexão e interação da escola (como este site no Ning) para difundir idéias que firam os direitos humanos ou que promovam exclusão, deslegitimação, intolerância, preconceito ou discriminação.

1 | Diagramas de Baran (redesenhados à maneira dos ilustradores botânicos)


2 | Rede centralizada


3 | Rede descentralizada


4 | Rede distribuída (rede propriamente dita)


5 | Mundo de 2 elementos: rede = hierarquia


6 | Mundo de 3 elementos: hierarquia (caminhos únicos) diferente de rede (múltiplos caminhos)


7 | Mundo de 5 elementos (idem)


8 | Mundo de 4 elementos: rede totalmente centralizada (0% de distribuição)


9 | Mundo de 4 elementos: rede com 25% de distribuição


10 | Mundo de 4 elementos: rede com 33% de distribuição


11 | Mundo de 4 elementos: rede com 67% de distribuição


12 | Mundo de 4 elementos: rede com 69% de distribuição


13 | Mundo de 4 elementos: rede com 100% de distribuição


Colocando os "óculos de ver redes"

1 | Imagem de rede (como espalhamento de partículas): os grafos são meras representações estáticas


2 | Redes: fluxos luminosos e intermitentes


3 | Como nuvens de insetos


4 | Swarming: cupins enxameando


5 | Redes neurais


6 | Uma cidade como rede


7 | Matrix: um programa de controle rodando


8 | Um zigurate: escadas, muros, andares, compartimentos estanques...


9 | A Agora ateniense (espaço horizontal de conversação) e a "Torre de Babel" (estrutura vertical para impedir a conversação)

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço