Escola de Redes

CONSOLIDADO DE TODOS OS TEXTOS DA BIBLI.E=R

BIBLIOTECA E=R (WORD 4SHARED) | BIBLIOTECA E=R (PDF 4SHARED)

BIBLIOTECA E=R (WORD MEDIAFIRE) | BIBIOTECA E=R (PDF MEDIAFIRE)

BIBLIOTECA E=R (WORD MULTIUPLOAD) | BIBLIOTECA E=R (PDF MULTIUPLOAD)

||

O acervo da E=R, com cerca de 830 textos para download da BIBLI.E=R está ameaçado. Esses livros e artigos foram reunidos pacientemente durante 3 anos, por vários conectados e conectadas à Escola-de-Redes e hoje talvez seja a maior biblioteca virtual de publicações científicas sobre redes sociais e temas correlatos. Eles foram pendurados no site http://4shared.com porque a o aplicativo do Ning, em 2009, era muito lento e não funcionava corretamente.

||

Vejam a mensagem que recebi ontem da Equipe de Suporte do 4shared support@4shared.com e a minha resposta. De qualquer modo, estamos com um sério problema. Pois, pelo que percebi, basta uma pessoa qualquer - um desses tarados por copyright que fazem do aprisionamento do conhecimento o seu meio de vida e fonte de lucro entre com uma reclamação - para o 4Shared interpretar como "abuse" e bloquear a conta. Ou seja, não temos a menor garantia.

||

 

MENSAGEM DO 4SHARED (00h08 DE 05/01/12)

Olá
Recebemos uma reclamação de que você está violando os Termos de Uso da 4shared. Foram detectados em sua conta arquivos explícitos ou ilícitos. Esses arquivos foram marcados como abusivos e movidos para a pasta 'Abuso' em sua conta, e o acesso a esses arquivos foi desativado.
Ao utilizar o serviço 4shared, é proibido fazer o seguinte: 1. publicar, distribuir ou de qualquer outra forma disponibilizar ou transmitir, nenhum dado, mensagem, texo, arquivo, ou qualquer outro material que infrinja qualquer direito autoral de terceiros e/ou qualquer lei, norma ou regulamentação, nacional ou internacional, incluindo, mas não limitada à: 
a. direitos autorais, marca registrada, patentes, outros direitos de propriedade; 
b. direito a privacidade ou publicidade; 
c. todas as obrigações de confidencialidade. 
2. Publicar, distribuir ou disponibilizar de outra forma qualquer um software ou outros arquivos que contenham vírus ou outros componente danoso. 
3. Publicar, distribuir ou disponibilizar de outra forma qualquer material pornográfico ou ilegal.
4. Publicar ou transmitir qualquer conteúdo ilegal, doloso, ameaçador, abusivo, de assédio, difamatório, ou ofensivo, difamatório, ou de conteúdo étnico derrogatório ou racial, ou qualquer conteúdo que expresse ódio contra qualquer pessoa ou grupos de pessoas devido à raça, credo, religião, cor, origem ou orientação sexual.
Atenção!
Este é o ultimo email de notificação relacionado à sua atividade ilícita no 4shared.com.
Quaisquer outras atitudes de violação de sua parte determinarão o bloqueio definitivo de sua conta.
Facilite a sua presença no 4shared e faça jus a ela – não viole os Termos de Uso do 4shared!
Saudações cordiais, 
Equipe de Suporte do 4shared 
support@4shared.com

||

 

MINHA RESPOSTA (07h08 DE 05/01/12)

Para Equipe de Suporte do 4shared:

Pelo que vi a alegada violação se deveu à publicação dos seguintes textos:

Wikinomics de Tapscott_Williams postado em 2009-09-30
Maturana Entrevista para Humanitates em 2010-05-22
Achei estes textos na Web, já estavam publicados. Não digitalizei.
Tenho centenas de textos no 4Shared na mesma condição. Eles são materiais didáticos, sem fins lucrativos, usados pela Escola-de-Redes (http://escoladeredes.ning.com/).
A Escola-de-Redes é uma rede social de pesquisa, que utiliza uma plataforma Ning. Nada do que é feito lá tem fins comerciais.
Se amanhã surgir uma pessoa fazendo uma reclamação qualquer e vocês interpretarem como violação dos Termos de Uso, então todo o acervo da Escola-de-Redes se perderá?
Vocês estão entendendo, que em pleno século 21 não se pode tratar mais assim a questão da propriedade intelectual e do copyright?
Como uma pessoa pode saber se um texto encontrado na Web é lícito ou ilícito?
Sei que vocês estão pensando em se resguardar de processos, mas, neste caso, o aconselhável seria mudar de negócio. É óbvio que numa site desse tipo (4Shared) aparecerão muitos textos que não foram autorizados pelos que detêm os direitos patrimoniais sobre antigas edições em papel. E o Creative Commons, como é que fica?
Pensem nisso.
E não escrevam mensagens como a que enviaram abaixo [aqui acima], pois elas são ofensivas a pessoas que não violaram lei alguma e estão trabalhando pro bono para o progresso da ciência.
Por outro lado, vocês também não podem avaliar corretamente quais são as consequências desse ato de bloqueio, se a ameça for concretizada. Vocês não sabem como a repercussão disso se propagará pela rede. Na balança custo-benefício talvez saia mais caro para vocês fazer isso.
Analisar caso a caso as situações - e não ter uma regra geral, sempre burra - é a melhor política.
No caso concreto, os textos de Tapscott-Williams estão espalhados pela Internet. E a entrevista de Maturana para Humanitates não é um produto tipicamente comercial. Creio que Maturana, que conheço, nada recebeu por essa entrevista e também creio que ele concordaria com minha avaliação.
Atenciosamente,
Augusto de Franco
Criador da Escola-de-Redes
||
Bem... pelo visto isso não terá um bom desfecho, pelos motivos que já apontei acima. Então temos que pensar rapidamente o que vamos fazer. Tenho backup dos arquivos. Eles estão espalhados em três máquinas diferentes. Fazer o upload de todos eles em outro lugar (qual?) ou usar o próprio Ning e depois relinkar tudo é um trabalho imenso, que gastará meses se apenas uma pessoa ficar dedicada a isso. O que vocês sugerem?
Talvez a melhor saída, tendo um lugar alternativo ou usando o próprio Ning é dividirmos entre nós o trabalho. Enquanto o 4Shared não for bloqueado, podemos fazer o download dos textos, pendurá-los nesse(s) lugar(es) e republicar - usando as mesmas normas adotadas pela BIBLI.E=R, que são muito simples - no grupo BIBLIOTECA E=R.
||
Mas se fizermos isso de modo distribuído, o trabalho será rápido. E nem importa muito as inevitáveis repetições.
||
Aliás, talvez a melhor solução seja esta mesmo: distribuir tudo e não coordenar nada. Cada um escolhe os textos que quer baixar do 4Shared e, em seguida, faz o upload em algum lugar que encontrar.
||
(Continua abaixo no campo dos comentários)

Vejam as novas páginas, organizadas pela inicial do sobrenome dos autores. Os textos ainda estão no 4Shared. Trata-se de fazer o download, pendurá-los (upload) em outro lugar e publicá-los novamente (com o novo link) no campo dos comentários: Novas Páginas


Exibições: 5163

Responder esta

Respostas a este tópico

.

E pessoas, socorro: voltando agora, onde está a listagem dos arquivos em torrents?

Fiquei perdida no meio das mensagens...

.

Nos torrents, até agora, temos apenas a letra A, Math e mais alguma coisinha que o Luiz de Campos colocou. Clique aqui Mas todos os arquivos já estão em ordem alfabética em 11 servidores diferentes, inclusive no 4 Shared em outra conta (em ordem alfabética). Entre lá na Biblioteca que você verá tudo. Abs

Tem a letra G também!

Augusto de Franco disse:

Nos torrents, até agora, temos apenas a letra A, Math e mais alguma coisinha que o Luiz de Campos colocou. Clique aqui Mas todos os arquivos já estão em ordem alfabética em 11 servidores diferentes, inclusive no 4 Shared em outra conta (em ordem alfabética). Entre lá na Biblioteca que você verá tudo. Abs

Já que crise é sinônimo de Oportunidade, o Pirate Bay anuncia download de objetos físicos - os modelos 3D (além da "Pirataria" de costume...)

http://blogs.estadao.com.br/p2p/2012/01/24/pirate-bay-agora-tem-dow...

Liguem sua RepRaps!

http://reprap.org/wiki/RepRap

O que vai acontecer quando começarem a subir os modelos de Raybans e Dolce&Gabanas, Carrinhos HotWheels, Bonecos do Ben10 ou peças plásticas de automóveis...

E o FBI se preocupando com uns filminhos e e-books!


Alexandre Gameiro disse:

.

E eu ontem fui lá, olhei a biblioteca, e fiquei pensando: fazer gestão de informação e conhecimento e curadoria do conhecimento é uma arte... adoro bibliotecários ( e bibliotecas...) !

E por enquanto não vou conseguir fazer nada, minha conexão de Internet está horrível.

.

Prezado Augusto, estarei presente no seu debate. Te procuro lá para nos conheçermos pessoalmente. Grande abraço. André Gustavo

Augusto de Franco disse:

Eu estarei falando lá André, no dia 8 de fevereiro às 15h. Nos encontramos :)



André Gustavo de Araujo Barbosa disse:

Amigo(a)s, alguém estará presente ao evento Campus Party, em SP, nos dias 06 a 11/02? Podemos marcar um encontro presencial por lá para discutirmos a SOPA e a PIPA e outras ações da E=R e das nossas iniciativas? Além de Joh Maddog do LINUX, vai estar presente o Kul Wadhwa do Wikimedia entre outros.

Thereza, o Augusto vai estar falando às 15:00h do dia 08. Podemos nos encontrar com ele lá. Já somos três, talvez apareca mais gente. Grande abraço.

Maria Thereza do Amaral disse:

.

A princípio vou estar na Campus Party de segunda a sexta feira.

.

Amigo(a)s, veja tema e participantes do debate que o Augusto de Franco vai participar no Campus Party 2012. Estarei presente ao evento, a Thereza do Amaral também, se houver outros da rede E=R por lá, podemos nos encontrar e fazer uma conversa presencial. Grande abraço. André Gustavo

15:00  Debate: O mundo móvel

Onde: Palco de Social Media (mapa)

Descrição: Já são mais de 200 milhões de celulares no Brasil. O número de aparelhos habilitados é maior do que a população do país (193 milhões de pessoas). A cobertura 3G chegou até a selva amazônica. Quando todos os celulares forem smartphones, teremos 100% de penetração de internet. Como será esse novo mundo?
 
Participantes:
Gustavo Ziller - Empreendedor Endeavor e sócio-fundador da Aorta, maior desenvolvedora de aplicativos para smartphones e tablets do Brasil. Colunista do caderno Tec da Folha de São Paulo e colaborador do site Endeavor.
Michel Lent - Designer gráfico e mestre em Telecomunicações Interativas. Um dos primeiros brasileiros a trabalhar com internet, começou a carreira em 1995 na Euro RSCG de Nova York. Fundou a agência digital 10'Minutos em 1996, participou da estruturação da Globo.com e foi diretor de criação da DM9DDB. Em 2009 conduziu a fusão da 10'Minutos com a Ogilvy Interactive Brasil. Desde 2011

é sócio e vice-presidente de estratégia do Grupo.Mobi/RBS.

Augusto de Franco - Criador e um dos netweavers da Escola de Redes e da empresa em rede Netweaving HCW. É autor de mais de duas dezenas de livros sobre desenvolvimento local, capital social, democracia e redes sociais.

Alexandre Maron - Jornalista, mestre em media management pela University of Westminster, de Londres, e diretor de Inovação Digital da Editora Globo, onde lançou na última década revistas, livros, sites e apps. Está sempre ligado em mídias digitais, jogos, quadrinhos, cinema, tecnologia e, quando ninguém está olhando, ataca de mágico amador.

Mediador: Marcelo Castelo - Um dos sócios-fundadores da F.biz, onde atua como Head of Mobile and Emerging Media. Comandando a unidade desde 2004, tem mais de 200 projetos realizados e diversos cases premiados. Além disso, é editor-chefe do Mobilepedia, blog referência em mobile marketing no Brasil. Também faz parte parte do board da MMA e dos comitês mobile do IAB.

Recebi há pouco nova mensagem do 4Shared:

De: 4shared Support <support@4shared.com>
Data: 22 de fevereiro de 2012 07:21
Assunto: Service abuse
Para: "augustodefranco


Olá

Recebemos uma reclamação de que você está violando os Termos de Uso da 4shared. Foram detectados em sua conta arquivos explícitos ou ilícitos. Esses arquivos foram marcados como abusivos e movidos para a pasta 'Abuso' em sua conta, e o acesso a esses arquivos foi desativado.
Ao utilizar o serviço 4shared, é proibido fazer o seguinte: 1. publicar, distribuir ou de qualquer outra forma disponibilizar ou transmitir, nenhum dado, mensagem, texo, arquivo, ou qualquer outro material que infrinja qualquer direito autoral de terceiros e/ou qualquer lei, norma ou regulamentação, nacional ou internacional, incluindo, mas não limitada à: 
a. direitos autorais, marca registrada, patentes, outros direitos de propriedade; 
b. direito a privacidade ou publicidade; 
c. todas as obrigações de confidencialidade. 
2. Publicar, distribuir ou disponibilizar de outra forma qualquer um software ou outros arquivos que contenham vírus ou outros componente danoso. 
3. Publicar, distribuir ou disponibilizar de outra forma qualquer material pornográfico ou ilegal.
4. Publicar ou transmitir qualquer conteúdo ilegal, doloso, ameaçador, abusivo, de assédio, difamatório, ou ofensivo, difamatório, ou de conteúdo étnico derrogatório ou racial, ou qualquer conteúdo que expresse ódio contra qualquer pessoa ou grupos de pessoas devido à raça, credo, religião, cor, origem ou orientação sexual.

Atenção!
Este é o ultimo email de notificação relacionado à sua atividade ilícita no 4shared.com.
Quaisquer outras atitudes de violação de sua parte determinarão o bloqueio definitivo de sua conta.
Facilite a sua presença no 4shared e faça jus a ela – não viole os Termos de Uso do 4shared!

/
– 
Saudações cordiais, 
Equipe de Suporte do 4shared 
support@4shared.com

O texto em questão (motivo da ameaça) é o 1984 de George Orwell que vai anexo.

Anexos

Os canibais de garfos e facas estão sempre a espreita. Augusto e demais amigos, acho que já esperavamos tal atitude, os caras não brincam em serviço. O texto de Orwell é magnífico e um dos que mais me marcou na minha adolescência. O "poder de ameaçar" é de uma covardia sem tamanho. Mas nunca maior que a capacidade de criar e co-criar. Vamos em frentes, enquanto eles se ligar em janelas e molduras, vamos criando  portais que nos leva a evoluir e entrar em outros mundo. A estrada continua a ser escrita e estarmos juntos nela. Que sejam 1000shared... Abraços.

Responder à discussão

RSS

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço