Escola de Redes

CIRS - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE REDES SOCIAIS

A #CIRS TERMINOU NO DIA 13/03/10 = DEIXE AQUI SUAS IMPRESSÕES


A CIRS NÃO É UMA PROMOÇÃO DA ESCOLA-DE-REDES E SIM DE PESSOAS CONECTADAS À ESCOLA-DE-REDES

Encontro de pessoas dedicadas à investigação e experimentação sobre redes sociais e à criação de ferramentas tecnológicas interativas e de metodologias sociais de diálogo aplicadas ao netweaving


Um briefing para ser espalhado, modificado, aperfeiçoado etc.


1 - PARA SABER O QUE É CLIQUE AQUI

2 - PARA FAZER SUA PRÉ-INSCRIÇÃO NA CIRS CLIQUE AQUI

3 - PARA SABER SE SUA PRÉ-INSCRIÇÃO JÁ FOI EVETIVADA CLIQUE AQUI

4 - PARA SABER COMO AJUDAR A DIVULGAR E ORGANIZAR CLIQUE AQUI.

5 - PARA ENTRAR NO GRUPO AJUDANDO A REALIZAR A CIRS CLIQUE AQUI

6 - PARA AGREGAR SEU TEMA NO OPEN SPACE CLIQUE AQUI.

7 - PARA VER SE SUA INSCRIÇÃO ESTÁ PENDENTE CLIQUE AQUI



Promovida por pessoas conectadas à Escola-de-Redes, uma rede de mais de 3 mil pessoas coligadas para estudar, investigar e experimentar redes sociais e desenvolver novas tecnologias de netweaving (articulação e animação de redes), ocorrerá em Curitiba, entre os dias 11 e 13 de março de 2010, a Conferência Internacional sobre Redes Sociais (a sigla é CIRS).

Três grandes palestras, em auditório com capacidade para mais de 1 mil pessoas, constituirão o ponto alto do encontro:

A primeira, O Poder de Organizar sem Organização será ministrada por Clay Shirky, palestrante internacional com grande projeção no momento. Shirky (Nova York) é escritor (seu último livro, ainda inédito no Brasil, tem como subtítulo o tema da palestra), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University.

A segunda, Redes sociais e emergência, será proferida por Steven Johnson (também de Nova York), outro palestrante de renome internacional, autor de 6 best-sellers sobre intersecção entre ciências, tecnologia e experiências pessoais. Seus livros têm influenciado desde a forma de campanhas políticas utilizarem a internet até as idéias mais inovadoras de planejamento urbano, passando pela batalha contra o terrorismo do século 21.

A terceira palestra, O futuro da investigação sobre redes sociais, será ministrada por Pierre Lévy (Ontário), filósofo, escritor e professor do Departamento de Comunicação na Universidade de Ottawa, Canadá e da Universidade Paris VIII. Lévy estuda o conceito de inteligência coletiva e sociedades baseadas no conhecimento. É um pensador mundialmente reconhecido no campo da cibercultura.

Haverá ainda uma discussão, desafiadora e polêmica, sobre a nova educação na sociedade em rede, intitulada Sistemas Sócio-Educativos: Comunidades de Aprendizagem em Rede (Arranjos Educativos Locais). Nessa atividade deverão ser questionados pela raiz não apenas os métodos de ensino ainda utilizados, mas o próprio conceito de educação como ensino, a instituição chamada escola e o papel (anacrônico) do professor. A grande estrela aqui será José Pacheco (Portugal), educador, escritor, mestre em Ciência da Educação. Ele foi o idealizador e coordenador da famosa Escola da Ponte, projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.

O evento também abrigará dois minicursos. O primeiro, Netweaving (Articulação e Animação de Redes), será ministrado por Augusto de Franco (São Paulo), netweaver da Escola-de-Redes e autor de mais de vinte livros sobre desenvolvimento local, capital social, redes sociais e democracia. O segundo minicurso, Introdução à Análise de Redes Sociais, será ministrado por Clara Pelaez Alvarez, analista de sistemas pela PUC de São Paulo, CEO da Neuroredes, empresa brasileira de consultoria em gerenciamento e especialista em Neurometria: mapeamento, desenho e análise de redes de conhecimento.

Para os promotores da Conferência o mais importante, porém, é o Simpósio da Escola de Redes, que ocorrerá nos dois primeiros dias do encontro: uma espécie de Open Space (ou “Desconferência”) onde os membros conectados à Escola-de-Redes vão, eles mesmos, definir a pauta e as atividades que serão desenvolvidas. Mais uma vez aqui a CIRS inova, seguindo a orientação – que tudo indica será predominante nos tempos que chegam – de organizar sem organização.

Uma característica inovadora da CIRS é o seu processo de realização: o evento está sendo divulgado e organizado de modo distribuído. Ou seja, cada pessoa que quiser colaborar pode divulgar o evento como se fosse seu: pode inventar uma marca, fazer e distribuir um folheto ou um cartaz, criar um banner para publicar no seu site, blog ou plataforma de rede na Internet – tudo isso sem a necessidade de pedir autorização, receber orientação e sem precisar entrar em contato com alguém. Patrocinadores ou apoiadores podem colocar a sua marca comercial nas peças publicitárias que veicularem, também sem qualquer necessidade de entendimento prévio. Em suma, como diz o tema da palestra de Clay Shirky, uma das mega-estrelas do evento, a CIRS está testando o poder de organizar sem organização.

Para quem já investiga, estuda ou trabalha com o assunto ou para quem quiser ficar atualizado com o tema, a Conferência Internacional sobre Redes Sociais é uma oportunidade imperdível.

Serviço

Inscrições e mais informações na plataforma interativa da Escola-de-Redes: http://escoladeredes.ning.com

A CIRS – Conferência Internacional sobre Redes Sociais será realizada de 11-13 de março de 2010, no CIETEP (no Centro de Convenções da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná): Avenida Comendador Franco 1341, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná, Brasil.

A CIRS, embora organizada autonomamente, compõe a constelação de atividades aninhadas na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CI-CI 2010): CIETEP, Curitiba 10-13 de março de 2010. Para mais informações sobre a CI-CI 2010 clique no link: www.cici2010.org.br



PROGRAMAÇÃO

Primeiro dia 11/03/10
08-11 | Minicurso 1: Introdução ao Netweaving
Augusto de Franco

13-15 | The power of organizing without organization
Clay Shirky

15-17 | Sistemas Sócio-Educativos: Comunidades de Aprendizagem em Rede (Arranjos Educativos Locais)
Augusto de Franco, José Pacheco, Luis Fernando Gugenbberger, José Fares (Sesi)

17-19 | Início do Simpósio da Escola-de-Redes (Open Space)
01 - A desistência como ativismo
02 - A transição da organização hierárquica para a organização em rede (A Segunda Queda do Muro)
03 - As redes sociais na era de sua reprodutibilidade técnica
04 - Ciência das redes: uma abordagem multidisciplinar
05 - Como organizar um encontro presencial de rede no formato Open Space
06- Creación digital, un espacio para la cultura compartida
07 - Desafios para criação de uma rede de Lan Houses
08 - Diálogo interno: primeiro passo para a criação de uma rede social
09 - Dificuldade de percepção em redes
10 - Garimpos bibliográficos
11 - Negócios em rede
12 - Papeis sociais, competências e governança nas redes sociais focadas em resultados
13 - Plataformas virtuais
14 - Procura-se parceiros para novo negócio em rede
15 - Redes Sociais + Escola: a sociedade da informação como uma sociedade da aprendizagem
16 - Redes Sociais, democracia direta/eletrônica e controle social
17 – Webcidadania


Segundo dia 12/03/10

08-11 | Minicurso 2 | Introdução à Análise de Redes Sociais
Clara Pelaez Alvarez

13-15 | Redes sociais e emergência
Steven Johnson

17-19 | Primeiro balanço geral do Simpósio da Escola-de-Redes (Open Space)

Terceiro dia 13/03/10

13-15 | O futuro da investigação sobre redes sociais
Pierre Levy
PARA FAZER SUA PRÉ-INSCRIÇÃO NA CIRS CLIQUE AQUI

UM BRIEFING DA CIRS (EM WORD)

ATENÇÃO
Um critério para acomodar pessoas em atividades que ocorrerão em espaços limitados na #CIRS será a ordem de inscrição!

PARA NÃO HAVER CONFUSÃO

1) A #CICI2010 é a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, que ocorrerá no CIETEP em Curitiba 10-13/03/10

2) Para participar da #CICI2010 é necessário fazer inscrição no site www.cici2010.org.br e pagar a taxa de inscrição

3) A #CIRS Conferência Internacional de Redes Sociais faz parte da constelação de eventos abrigados pela #CICI2010

4) Para participar da #CIRS é necessário fazer inscrição na Escola-de-Redes http://escoladeredes.ning.com

5) Quem se conectou à Escola-de-Redes antes de 12/11/09 pode participar da #CIRS gratuitamente, mas não da #CICI2010

6) Quem se conectou à Escola-de-Redes depois de 12/11/09 tem que fazer sua inscrição na #CICI2010 para poder participar da #CIRS

7) Quem se inscreveu só na #CIRS não está inscrito na #CICI2010. Quem se inscreveu só na #CICI2010 não está inscrito na #CIRS

POR QUE A CIRS NÃO É GRATUITA PARA TODO MUNDO

A CIRS - enquanto promoção de pessoas que estavam conectadas à Escola-de-Redes até então (12/11/09) - não tem mesmo qualquer taxa de inscrição.

E poderia continuar não tendo taxa de inscrição para qualquer pessoa, desde que essas pessoas arrumassem, de modo distribuído, o local, a infra-estrutura, a tradução simultânea, a logística e também pagassem as passagens, hospedagem e remuneração dos palestrantes internacionais (Clay Shirky, Steven Johnson e Pierre Lévy). Já fizemos na Escola-de-Redes uns 3 ou 4 eventos assim, onde tudo foi gratuito, mas se resumiu a um simpósio (na base da desconferência) e os recursos foram reunidos colaborativamente.

Este evento (a CIRS), no entanto, se inseriu numa constelação abrigada pela CI-CI 2010 que foi obrigada a fazer muitas despesas para reunir as condições das quais ora nos aproveitamos. E é justo que também possamos dar a nossa contribuição.

Exibições: 959

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, esse será um grande evento. Abraço. Carlos Alberto
Olá!! Sou Fernanda Musardo organizo o ETC Encontro de Twitteiros Culturaisaqui em Curitiba e queria ajudar mais a CIRS. Já estou divulgando a CICI com o banner no meu site www.etcbrasil.com.br e nas minhas redes queria colocar o banner de vocês lá tbm!! O ETC já é parceiro da CICI http://www.cidadesinovadoras.org.br/News10065content91108.shtml . Abraços!!
Legal, Thelma. A #CIRS é de todos nós. Coloque o banner (tem uma sugestão acima ou invente outro). Forte abraço.
gostaria de saber se haverá tradução simultânea e se haverá anais on-line do evento. grata
O Briefing da CIRS, agora em Word
Anexos
Fiz outra versão do briefing.
Achei maravilhosa a oportunidade de organizar sem organização. Estou treinando.
abraços
Anexos
E aqui segue seu briefing em PDF, Vivianne!

Vivianne Amaral disse:
Fiz outra versão do briefing.
Achei maravilhosa a oportunidade de organizar sem organização. Estou treinando.
abraços
Anexos
Oi colocamos uma nota no Pauta Social: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CIRS
http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=28955 . Abraços
Oi. Enviei o briefing pra alguns jornalistas. Confira a nota: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CIRS
http://www.portaldomeioambiente.org.br/agenda-socioambiental/2964-c... . Abraços.

Augusto de Franco disse:
O Briefing da CIRS, agora em Word
Olá, boa tarde a todos.

Augusto, a minha inscrição está em quatrocentos e pouco, e eu gostaria de participar dos mini-cursos que acontecerão aqui na CIRS. Como é possível? Só tem critério de inscrição mesmo? Eu vi que alguns só tem capacidade para 80 pessoas... Obrigado e abraços. Fu.
Olá Fu, a ordem da lista publicada aqui é alfabética, não por (ordem de) chegada. Vamos equacionar este problema (creio que teremos que desenvolver um algoritmo para tanto, hehe, mas é um bom-problema). Como em todos os encontros complexos, existem espaços grandes, médios e pequenos para atividades diferentes. Mas nas grandes atividades caberão todos os inscritos, independentemente da ordem de inscrição. Ninguém ficará de fora. Abraços.

Fu Kei Lin disse:
Olá, boa tarde a todos.

Augusto, a minha inscrição está em quatrocentos e pouco, e eu gostaria de participar dos mini-cursos que acontecerão aqui na CIRS. Como é possível? Só tem critério de inscrição mesmo? Eu vi que alguns só tem capacidade para 80 pessoas... Obrigado e abraços. Fu.
Esse é realmente um grande evento. Porém, penso que se é para socializar e as pessoas realmente poderem participar e contribuir, deveria haver uma outra forma para que as pessoas de outros estados possam participar. Pagar passagem de avião, hospedagem em hotel e mais o valor do evento que, diga-se depassagem, "é salgado! Com tanta tecnologia disponível, porque não oferecer possibilidade de participação on-line e disponibilizar as conferências gratuitas ou, por um valor bem menor? Ou será que estamos novamente vivenciando uma elitização da educação, com possibilidades apenas aos "magnatas", com um discurso vazio de socialização?

Responder à discussão

RSS

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço