Escola de Redes

Debate "Redes de Pesquisadores e Redes Sociais"

Detalhes do evento

Debate "Redes de Pesquisadores e Redes Sociais"

Horário: 17 novembro 2011 de 14:00 a 16:00
Local: ICIT/Fiocruz
Rua: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos
Cidade: Rio de Janeiro
Site ou Mapa: http://g.co/maps/wxg87
Tipo de evento: debate
Organizado por: ICICT - Cláudia Travassos
Última atividade: 7 Nov, 2011

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Redes Políticas, Redes Econômicas, Redes de Pesquisa, Redes Sociais, as Redes. .. Você não consegue mais participar de uma reunião política, de negócios ou de pesquisa, ler um jornal, assistir TV ou entrar na Internet, sem ouvir falar de Redes. Elas aparecem com diferentes formas por toda a parte e ganham importância quando a sociedade, as atividades e as práticas se tornam complexas.  Porisso, pelo menos dois Grupos de Pesquisa da Fiocruz fazem das Redes uma atividade Central:

O primeiro, e mais antigo, o Grupo de Pesquisa liderado pelo Professor Carlos Medicis Morel, trabalha com a formação de redes colaborativas intra-organizacionais que associam as unidades técnico-científicas com as unidades de produção da Fiocruz, ou o setor industrial nacional ou internacional, visando obter produtos e processos e sua disponibilização para a sociedade. Fortalecimento e expansão de redes de inovação em saúde e das Parcerias para o Desenvolvimento de Produtos (PDPs) para uso na prevenção e controle de doenças, em particular doenças negligenciadas.

O segundo, o Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas, Práticas Interativas e Inovação em Saúde” trabalha com Redes em sistemas complexos, em particular nas chamadas Redes Sociais, Redes na Internet. Estuda o potencial  das redes sociais em práticas de pesquisa, educação e saúde e por isso trabalha com metodologias relacionadas a práticas de enxame, com estigmérgia humana, com conceitos como “multribuição” e, principalmente, com produção coletiva de conhecimento e práticas colaborativas em pesquisa.

Duas experiências diversas, que se complementam,ambas trabalhando, não por acaso, com Inovação, e de certa maneira, particularmente, na constituição de Ambientes de Inovação.

Para debater sobre estas duas pesquisas sobre rede, com suas metodologias, abordagens e experiências diversas, com o objetivo de construir novas possibilidades, o Icict, dando continuidade a comemoração de 25 anos, está organizando o Debate sobre Redes de Pesquisadores e Redes Sociais.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Debate "Redes de Pesquisadores e Redes Sociais" para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comparecer (1)

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço